Serrano ganha de presente a revitalização da iluminação pública no mês de seu aniversário.

Postado Por: Claudio Mendes
Data da Publicação: 10 de novembro de 2018
Fonte: Redação com Informações do Icururupu

Na Av das Palmeiras os serviços de revitalização e modernização contemplam centenas de pontos de luz

Serrano do Maranhão – A Prefeitura de Serrano do Maranhão a 250,9 km da capital São Luís, concluiu a primeira etapa dos serviços de revitalização da iluminação pública de uma das principais avenidas do município, a avenida das Palmeiras ganhou iluminação de Led que além de mais econômica e o aspecto estético, ganha com a melhoria na qualidade na iluminação para os transeuntes, uma vez que tem mais claridade (emitindo luz branca), cada uma com 250 watts de potência, permitindo maior e melhor luminosidade da área que, diariamente, concentra grande número de pessoas no período da noite realizando caminhadas e demais atividades correlatas.


História

Serrano do Maranhão é um município brasileiro do estado do Maranhão. Até 1994, a região fazia parte do município de Cururupu, e era denominada Povoado Serrano. Sua população é predominantemente rural. Em 10 de novembro de 1994, a Lei Estadual nº 6.192 criou município de Serrano do Maranhão, desmembrando-o do município de Cururupu, o município comemora neste sábado (10) 24 anos de emancipação política, data em que é comemorado seu aniversário. 

Antes de sua emancipação como município autônomo, era conhecido como apenas Serrano, ou Povoado Serrano, e é uma das vilas mais antigas do Estado do Maranhão, formado por lavradores, pescadores e quilombolas. Atualmente, o município é dividido em pequenos povoados. Dentre eles, podemos citar os seguintes: Mocal, Paraíso, Arapiranga, Boa Esperança, Portinho, Santa Filomena, Rosário, Deus-Bem-Sabe, Soledade, Cedro e Cardeal.
Em março de 2015, o município recebeu nota zero no índice de transparência pública em levantamento feito pela Controladoria-Geral da União (CGU), entre outras 18 cidades do Maranhão, o município na época era administrado por Maria Donária Moura Rodrigues, eleita em 2012 pelo PMDB, hoje MDB. 

Quilombos
Apesar de a Constituição da República Federativa do Brasil de 1988 garantir a propriedade das terras aos habitantes dos quilombos (art. 68 do ADCT), várias comunidades do Maranhão, dentre elas remanescentes de Serrano do Maranhão, ainda lutam pelo seu direito, devido à exigência de demarcação com prévio laudo antropológico, entre outras formalidades burocráticas que perduram por mais de 25 anos. Assim, grande parte dos quilombolas ainda não possuem o título de propriedade de suas moradias e sítios de produção de subsistência.

Nova iluminação
A nova iluminação proporcionará aos usuários da área e à comunidade que mora no entorno maior segurança, além de melhor visibilidade durante a noite. A obra está sendo executada pela Secretaria Municipal de Desenvolvimento Urbano, Infraestrutura e Meio Ambiente do município.
“Além de demonstrar o carinho que o prefeito Maguila tem pela cidade, o novo projeto de iluminação da avenida das Palmeiras oferece segurança e conforto a quem desfruta daquela área de lazer, pois trata-se de um sonho antigo da população serranense”, destacou o titular da pasta responsável pela obra. 

A área também conta com postes metálicos que compõem o cenário harmonioso da avenida. Nesta etapa, foram recolocados centenas de postes metálicos, de sete metros de altura, refeitas de forma mais resistente, evitando ação corrosiva de ferrugem e de vandalismo.

Este novo projeto irá desenvolver um novo conceito de iluminação voltada para o município, onde a pessoa que está realizando atividade física sente-se mais confortável e em segurança. Ao contrário da iluminação anterior que tinha pouca luminosidade. A próxima etapa de ações contemplará toda extensão da avenida.
Para o prefeito Maguila esta é mais uma obra de sua gestão que visa a melhoria da qualidade de vida das pessoas, ainda segundo o prefeito essa iluminação era um sonho antigo dos serranenses, que finalmente conseguiu ser realizado, o gestou salienta ainda que com todas as dificuldades enfrentada por todos os municípios do Brasil, e em especial do Maranhão, Serrano vem conseguindo cumprir com um cronograma de importantes obras, Maguila fez questão de enfatizar que todo o projeto, execução e recursos, são próprios do município.
Estácio Pólo Cururupu
Estácio Pólo Cururupu

ULTRAGAZ CURURUPU
ULTRAGAZ CURURUPU

Deixe uma resposta