Equipamentos vão beneficiar feiras itinerantes em 9 municípios da região; ação é fruto de articulação entre movimento sindical, SAF e gestão estadual.
Central do Maranhão (MA) – Agricultores e agricultoras familiares do Território do Litoral Ocidental Maranhense receberam, neste domingo (10), importantes equipamentos para fortalecer a comercialização de produtos da agricultura familiar. Entre os itens entregues, destaca-se um caminhão para transporte de produtos, além de barracas, mesas, tendas, caixas de som, cadeiras e microfones, que compõem o chamado Kit Feira da Agricultura Familiar.
A entrega foi realizada durante a tradicional Feira de Central, no município de Central do Maranhão, com a presença de autoridades locais, regionais e estaduais.

Equipamentos vão apoiar feiras em nove municípios
O veículo e os equipamentos foram repassados ao Colegiado de Desenvolvimento Territorial (Codeter) do Litoral Ocidental Maranhense. Os itens foram adquiridos com recursos do Programa de Infraestrutura e Serviços em Territórios Rurais (Proinf), vinculado à Secretaria de Estado da Agricultura Familiar (SAF).
O kit será utilizado para viabilizar e estruturar as feiras itinerantes nos 09 municípios do Território da Cidadania TRBOM, permitindo melhores condições de venda para os produtores familiares e fomentando a economia local.
Movimento sindical comemora conquista
A entrega contou com a participação de lideranças sindicais de Cururupu, como Ivanilson Reis (Secretário de Finanças e Administração) e José Ribamar Silva Rocha (Secretário Agrário e Agrícola), ambos do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Cururupu. Para Ivanilson, o momento representa a concretização de uma luta iniciada há anos:
“Estamos presenciando esta oportunidade onde o governo do estado, por meio da SAF, entrega um caminhão, barracas, tendas, mesas, cadeiras, caixa de som, microfone e outros equipamentos, adquiridos com recursos do PROINF 2015, destinados à realização de feiras nos municípios do TRBOM”, destacou.
“Reafirmamos que esse kit foi uma reivindicação principalmente do movimento sindical em 2015, e que irá contribuir no desenvolvimento dos municípios”, concluiu.
Autoridades presentes destacam importância da ação
Estiveram presentes no evento:
-
Ismael Monteiro (prefeito de Central do Maranhão)
-
Professora Rosinha (prefeita de Cururupu)
-
Prefeitos de Mirinzal e Guimarães
-
Nena Bastos (secretária de Agricultura de Cururupu)
-
Gerson Pinheiro (Secretário da SEIR)
-
Alexandre Frazão (gestor da Agerp Pinheiro)
-
João Jorge Lobato (secretário adjunto da SAF)
-
Antônio Claudio (representante da CODETER)
-
Aldean Cavalgante (coordenador dos escritórios regionais da Agerp)
-
Bruna Lima (diretora executiva do Conguarás)
A entrega representa mais um passo no fortalecimento da agricultura familiar maranhense, ampliando a renda dos produtores e a oferta de alimentos saudáveis à população.










