ALERTA: Cresce o número de casos confirmados de covid-19 em Cururupu.

Aumento no número de casos de covid-19
Aumento no número de casos de covid-19

Nas últimas horas populares, procuraram a nossa redação e confirmaram que a secretaria de saúde e os profissionais da saúde da cidade de Cururupu são cientes do crescente número confirmado de casos de covid-19, no maior município da região do litoral maranhense. Em contato com vários profissionais da saúde, eles Confirmaram a Crescente no Número de Casos Positivos e Suspeitos, mas pediram proteção aos seus respectivos nomes.

Segundos as informações, ainda não confirmadas pelas autoridades municipais de saúde, onde possivelmente, podem somar mais de 30 casos positivos de covid-19 no município registrados nos últimos dias.

O aleta parte de populares e parentes que estão preocupados, assim como os servidores e colaboradores de sistema de saúde que estão achando o sistema muito passivo para a crescente de casos confirmados e suspeitos.

ULTRAGAZ CURURUPU
ULTRAGAZ CURURUPU

Nas últimas horas, pelos menos mais sete casos foram confirmados e o sistema de saúde ainda permanece considerando os casos controlados, ainda não se sabe que tipo de vírus cada indivíduo contraiu. Os profissionais de saúde alertam para que as pessoas possam manter as vacinas em dias, mantenham a higienização com álcool em gel e possivelmente o uso de máscara, ter cuidados com as aglomerações principalmente no fim de ano.

A Organização Mundial da Saúde (OMS) vem alertando para os sucos de casos de covid-19 e suas variantes.

A Secretaria de Saúde de Cururupu vai divulgar um boletim epidemiológico no fim da tarde já apresentando os casos confirmados e suspeitos. O Secretário de Saúde, Gustavo Pestana, garantiu que as ações preventivas e mobilizações para vacinação tem acontecido, inclusive no último final de semana teve mutirão de vacinação.

MPF/MA analisando o aumento de casos de Covid-19 demanda a adoção de medidas preventivas.

As recomendações levam em consideração o alerta epidemiológico do Ministério da Saúde devido ao aumento nos casos da doença no País.

Diante do recente aumento dos casos de COVID-19 no país, o Hospital Universitário da Universidade Federal do Maranhão (HUUFMA) emitiu recomendações importantes:

-Aumentar a frequência do uso de álcool em gel e/ou lavar as mãos regularmente.

-Evitar tocar olhos, nariz e boca com mãos não higienizadas.

-Em caso de sintomas respiratórios, procurar um serviço de saúde para realizar o teste de COVID-19, usar máscaras e evitar aglomerações.

-Diante de resultado positivo para a doença, é fundamental cumprir o isolamento recomendado.

OMS.

A mais nova variante da covid-19 foi classificada de JN.1, como cepa de interesse separada da linhagem mãe BA.2.86. Apesar de não apresentar atual risco global de saúde pública, a variante vem apresentando uma rápida disseminação em todo o mundo, principalmente no Hemisfério Norte devido ao início do inverno.

Anteriormente, a JN.1 foi classificada e rastreada como parte de linhagem BA.2.86, que é descendente da variante ômicron. Diferente da linhagem mãe, a JN.1 apresenta uma mutação adicional na proteína spike – responsável pela entrada do patógeno nas células humanas. A cepa já foi encontrada na Índia, China, Reino Unido e Estados Unidos.

“Todos os vírus, incluindo o SARS-CoV-2, o vírus que causa a covid-19, mudam ao longo do tempo. A maioria das mudanças tem pouco ou nenhum impacto nas propriedades do vírus. No entanto, algumas mudanças podem afetar as propriedades do vírus, como a facilidade com que ele se espalha, a gravidade da doença associada ou o desempenho de vacinas e medicamentos terapêuticos”, explicou a OMS.

Estácio Pólo Cururupu
Estácio Pólo Cururupu

A organização garantiu que as vacinas atuais continuam eficazes contra a doença grave e morte por JN.1 e outras variantes circulantes do SARS-CoV-2. Para evitar a contaminação, o recomendado, segundo a OMS, é utilizar máscaras em áreas lotadas, fechadas ou mal ventiladas, manter uma distância segura de outras pessoas e higienizar as mãos sempre quando possível.

Deixe uma resposta