Durante a convenção municipal do União Brasil, no dia 04 de agosto, Orlando Belém teve a sua candidatura oficializada pelo partido de Neto Evangelista.
O ex-vereador e ex-presidente da Câmara de Cururupu, Orlando Belém, confirmou durante entrevista ao programa Comando Geral, da Rádio Alvorada FM, no domingo, dia 05 de maio, a sua filiação ao União Brasil para concorrer a uma vaga como vereador na cidade de Cururupu.
Orlando Belém alegou ter voltado à cena política após a desistência de seu irmão Junior Belém (PCdoB), e atendendo ao convite de seus amigos do deputado estadual Neto Evangelista.
“O partido tem a certeza de que Orlando Belém será um grande puxador de votos, tornando-se um ativo valioso para o União Brasil e contribuindo para que o partido tenha uma forte bancada na Câmara de Cururupu”, declara Neto Evangelista.
Pela história política de Orlando Belém e sua família, somando forças ao rol político do União Brasil fortalecido pelos aliados, deputado estadual Neto Evangelista (União Brasil), e o deputado federal licenciada, e atual ministro das comunicações Juscelino Filho (União Brasil), passa a ser um dos principais nomes dentro do cenário político.
Orlando Belém volta a disputar um cargo eletivo após 12 anos afastados da política. Ele foi vereador por três mandatos, presidente da Câmara. Sua gestão foi marcada pela democratização das informações do legislativo e ampliação das vozes dos vereadores, e potencialização da importância do legislativo e destaque das atuações dos vereadores.
Durante a entrevista, Orlando Belém falou de sua cassação por infidelidade partidária. Também falou que ele chegou a perder os direitos políticos por falhas contábeis, mas voltou ao cenário político local.
Orlando Belém falou das ações que já conseguiu para Cururupu junto aos seus aliados políticos na gestão da ex-prefeita, professora Rosinha, assim como avaliou a gestão do prefeito Aldo Lopes (Republicanos), e pontuou o que considerou como falhas da gestão.
Belém reforçou que o União Brasil, presidido pela pré-candidata a prefeita de Cururupu, Katma Belém, passa a ser um dos principais partidos da cidade e tem agregado parcerias, como a foliação do vereador de mandato Bruno Sena, agora no União Brasil.
Orlando garante que a câmara precisa de mais parlamentares que busquem e realizem as ações em defesa da população e citou os embates e ações já realizados no passado com os ex-vereadores, Netinho Araujo, Mariana Belém, Ribamar Santos e o atual vereador Adaildo Borges.