• Capacitação do Sebrae em Bequimão encerra com mais de 1.400 atendimentos e 350 empreendedores certificados.

    Oficina “Como Desenvolver uma Empresa de Sucesso” impacta a economia local com ações de estímulo ao empreendedorismo e parcerias estratégicas com a prefeitura.
    Bequimão: Capacitação do Sebrae encerra com mais de 1.400 atendimentos

    A cidade de Bequimão recebeu, na última semana, uma grande ação de estímulo ao empreendedorismo promovida pelo Sebrae, em parceria com a Prefeitura Municipal. A capacitação encerrou com resultados expressivos: mais de 1.495 atendimentos realizados, 350 empreendedores certificados, e 51 empresas simuladas durante a oficina “Como Desenvolver uma Empresa de Sucesso”.

    Entre os participantes, o destaque foi o empreendedor Jorge Protásio da Costa, que após ter seu negócio encerrado pela crise, reencontrou a motivação para recomeçar. Ele e o parceiro Gilvan venceram o desafio “Meu Negócio”, atividade prática da oficina, que premiou a dupla com vagas gratuitas no curso Empretec, uma das principais formações do Sebrae.

    “Aqui eu encontrei aquilo que precisava para voltar a ser um empreendedor e, dessa vez, de sucesso”, destacou Jorge.

    ULTRAGAZ CURURUPU
    ULTRAGAZ CURURUPU

    Durante os cinco dias de programação intensa, os empreendedores participaram de 10 cursos, 14 palestras e 86 consultorias empresariais, com foco em temas como planejamento, gestão e marketing de negócios. O desafio “Meu Negócio” movimentou R$ 3.745,60 em faturamento fictício com a criação de empresas-modelo.

    Parcerias e impacto local

    Sinspumuc
    Sinspumuc

    O evento foi organizado pela regional do Sebrae em Pinheiro, e contou com apoio da Sala do Empreendedor de Bequimão. Para o diretor superintendente do Sebrae Maranhão, João Martins, a capacitação contribui significativamente para o fortalecimento da economia local:

    “Trabalhamos para manter uma linha direta com os pequenos negócios. Ações como essa promovem distribuição de renda, geração de emprego e qualidade de vida”, afirmou.

    O prefeito de Bequimão, José Martins, ressaltou o papel do Sebrae como um verdadeiro aliado da população:

    “O Sebrae já deixou de ser apenas um parceiro da gestão. Hoje é parceiro de todo cidadão que acredita no poder do empreendedorismo”, afirmou o gestor municipal.

    Acompanhamento contínuo

    A gerente regional do Sebrae, Graça Fernandes, anunciou que as empresas participantes da capacitação serão incluídas em um plano de acompanhamento, com ações contínuas baseadas nas metodologias SEI e Começar Bem, oferecendo suporte para desenvolvimento real de negócios.

    Próxima parada: São Mateus

    Após o sucesso em Bequimão, a capacitação seguiu para São Mateus, onde outra edição da oficina “Como Desenvolver uma Empresa de Sucesso” iniciou no dia 23 e seguirá até sexta-feira (27), com a participação de 240 empreendedores locais no Ginásio Poliesportivo José Ovídio da Silva Dias.

    Deixe uma resposta