• Bequimão realiza a 8ª Semana do Bebê Quilombola, nesta segunda-feira (7).

    Bequimão realiza a 8ª Semana do Bebê Quilombola, nesta segunda-feira (7).
    Bequimão realiza a 8ª Semana do Bebê Quilombola.

    De 7 a 11 deste mês, o município de Bequimão sediará a 8ª Semana do Bebê Quilombola, evento realizado pela Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Cultura e Promoção da Igualdade Racial, em parceria com a Fundação Josué Montello, Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF), Secretaria de Estado de Igualdade Racial (SEIR) e Movimento Quilombola de Bequimão (MOQBEQ). A abertura oficial do evento será nesta segunda-feira (07), às 8h, na comunidade Marajá, com a presença de autoridades municipais, lideranças quilombolas e moradores das 11 comunidades certificadas pela Fundação Palmares.

    Evento pioneiro no Brasil, a Semana do Bebê Quilombola é promovida desde 2013, quando o prefeito Zé Martins (MDB) criou a Lei N. 09/2013, com o objetivo orientar a implantação de estratégias voltadas à primeira infância (crianças de até 6 anos). Além desse olhar para a população infantil, também são beneficiados com as ações pais, mães, cuidadores e demais moradores das comunidades remanescentes de quilombos.

    Neste ano, durante a abertura do evento, será lançada a cartilha “Comunidades Remanescentes de Quilombos de Bequimão – MA: caracterização socioeconômica e ambiental”, elaborada pelos pesquisadores Izabel Funo, Caio Lourenço e Paulo Protásio, do IFMA Campus São Luís/Maracanã.

    ULTRAGAZ CURURUPU
    ULTRAGAZ CURURUPU

    Os cinco dias do evento contará, ainda, com uma programação variada nos quilombos Ramal do Quindíua, Santa Rita, Mafra, Ariquipá, Marajá, Rio Grande, Sibéria, Pericumã, Conceição, Juraraitá e Suassuí.

    Sinspumuc
    Sinspumuc

    O tema deste ano é “A primeira infância em tempos de Covid-19”. Nas atividades educativas, também serão focados os jovens, com temáticas voltadas ao empoderamento da juventude participante. A proposta é preparar os adolescentes, em especial, para o protagonismo em suas comunidades e na sociedade, de forma geral.

    ENCERRAMENTO DA 8ª SEMANA DO BEBÊ QUILOMBOLA

    A 8a Semana do Bebê Quilombola será encerrada no dia 11 de Dezembro, às 16h, na Praça da Matriz, no Centro, com o pronunciamento do prefeito Zé Martins, a diplomação do Bebê Prefeito e muito tambor de crioula e forró de caixa (Terecô), manifestações culturais das 11 comunidades. Além disso, acontecerá a apresentação da Quadrilha Criança Feliz e da Juju Banda.

    VEJA AS ATIVIDADES QUE SERÃO DESENVOLVIDAS DURANTE O EVENTO

    Tema: Primeira Infância em Tempos de Covid-19

    • Oficina Diálogos de Meninas
    • Orientações e atualização da Caderneta do Adolescente
    • Atualização da Caderneta de Vacinação/Imunização
    • Avaliação Odontológica
    • Preventivo
    • Credenciamento e orientação de estabelecimentos da comunidade
    • Erradicação do Sub-Registro Civil; Benefícios Sociais e Atualização do Cadastro Único
    • Orientações e atualização da Caderneta do Adolescente
    • Atendimentos do Núcleo de Apoio à Saúde da Família
    • Brincadeiras em tempos de Covid-19
    • Busca Ativa Escolar
    • Oficina de Meio Ambiente e empoderamento de meninas
    • Direito à convivência Familiar e suas violações
    • Consultas Médicas e Atualização da Caderneta de Vacinação/Imunização

    MEDIDAS DE PREVENÇÃO CONTRA A COVID-19

    Segundo recomendação da Secretaria Municipal de Saúde e da Vigilância Epidemiológica de Bequimão, durante o evento, é obrigatório uso de máscaras, para evitar o contágio ou a proliferação do novo coronavírus em Bequimão. Todas as medidas profiláticas serão adotadas pela organização.

    Abertura do Evento
    O QUÊ: VIII Semana do Bebê Quilombola
    ONDE: Povoado Marajá
    QUANDO: Segunda-feira, dia 7 de dezembro, às 8h

    Deixe uma resposta