A primeira etapa do “Justiça Itinerante” foi realizada em 19 de abril de 2018, na sede de Serrano do Maranhão.

Nesta terça-feira (11), o Povoado Portinho, no município de Serrano do Maranhão, receberá mais uma etapa do projeto “Justiça Itinerante”, encerrando a programação do primeiro semestre. A ação é promovida pelo Poder Judiciário e tem como objetivo levar atendimento e serviços judiciais e extrajudiciais às comunidades e ilhas mais distantes da Comarca de Cururupu, que inclui Serrano do Maranhão.

Idealizado pelo juiz Douglas Lima da Guia, titular da Comarca de Cururupu, o projeto disponibiliza postos de atendimento móveis, permitindo que a população tenha acesso facilitado à justiça e a serviços essenciais. Nesta edição, além dos atendimentos judiciais, haverá participação da CEMAR para demandas relacionadas à energia elétrica.

A primeira etapa do “Justiça Itinerante” foi realizada em 19 de abril de 2018, na sede de Serrano do Maranhão. Desde então, comunidades como Aquiles Lisboa, Tapera de Baixo, Guajerutiua e Aliança, todas pertencentes a Cururupu, já receberam a iniciativa. Tapera de Baixo, por exemplo, foi escolhida por estar em uma região central, facilitando o acesso para diversas comunidades vizinhas.
O projeto conta com a parceria do Ministério Público Estadual, OAB/MA, Delegacia de Polícia Civil, 25° Batalhão de Polícia Militar, Viva/Procon, Cartório do 2° Ofício de Registro Civil, INSS, além das Secretarias Municipais de Saúde e Assistência Social.
Com a chegada ao Povoado Portinho, a ação encerra o ciclo inicial, levando cidadania, acesso à justiça e serviços básicos para quem vive longe das sedes municipais.





