Logo
  • Civismo, inovação e inclusão: IESTEC celebra os 178 anos de Cururupu com memorável desfile cívico.

    Desfile da escola IESTEC

    Desfile da escola IESTEC

    “Do mar a formação de um povo genuíno”. Na última quinta feira (3) o Instituto em Educação, Saúde, Tecnologia, Esporte e Cultura (IESTEC), presenteou Cururupu com um épico e memorável desfile cívico em homenagem a formação do povo cururupuense. Um grande público acompanhou a contemporânea parada cívico-comemorativa que narrou a história do município de maneira contextualizada e inédita.

    O cortejo que iniciou por volta das 17h na Praça Beira Mar e seguiu pelas principais vias, ocupando toda extensão do Centro da cidade, chegou na Praça Aquiles Lisboa às 20h, onde a maciça população presente pôde prestigiar as apresentações dos alunos em homenagem às etnias que formaram o povo cururupuense; as beleza naturais e culturais que compreendem o município e os feitos e a criatividade dos ilustres munícipes durante os 178 anos de história. Toda a construção do roteiro apresentado foi baseada na letra do Hino Oficial de Cururupu do compositor Djalma dos Santos Frazão.

    As apresentações do espetáculo e o Hino Municipal foram interpretados ao público na Língua Brasileira de Sinais (LIBRAS) pela aluna do IESTEC, Jamilla Eduarda. O ensino de LIBRAS faz parte da grade curricular da Escola Iestec, que considera fundamental para o processo de inclusão e socialização do deficiente auditivo em convivência plena na sociedade.

    ULTRAGAZ CURURUPU

    ULTRAGAZ CURURUPU

    Além da homenagem ao município, o desfile teve uma importância pessoal para os alunos especiais do IESTEC que participaram de todo o processo teórico do projeto e desfilaram no cortejo inseridos em suas respectivas turmas regulares. As famílias vibraram com o resultado particular de cada aluno especial, e com a sensibilização da escola em inserir os especiais de maneira plena e inclusiva no projeto.

    A presidente da Instituição, Dérica Maia, falou sobre o desempenho e a inclusão desses alunos no projeto.

    “Nossas crianças com deficiência não apresentaram nenhuma dificuldade para desenvolver seus papéis. Todos foram inseridos normalmente nas temáticas de acordo com suas turmas de ensino regular e desempenharam suas atividades a contento obtendo sucesso. O Hino de Cururupu, assim como o desfile foram interpretados em libras por uma estudante.” contou ela.

    O escritor Mateus Borges, um dos homenageados do desfile escreveu em suas redes sociais. “Passo nesta tarde para expressar minha grande alegria em poder ser um dos homenageados pelo Instituto Educacional em Saúde, Tecnologia, Esporte e Cultura – IESTEC, nesta data tão importante que foi o aniversário da minha querida cidade, Cururupu. Agradeço à querida Dérica Maia, presidente do Instituto, pelo convite”. Registrou ele.

    Outros cururupuenses que acompanharam o desfile expressaram congratulações à escola pela organização do desfile. “Gostaria de parabenizar a escola pelo lindo desfile, parabenizar à todos que proporcionaram a alegria dessas crianças e fizeram com que elas nos ensinassem coisas lindas nesse desfile”. Declarou à cidadã cururupuense Bernadete via o aplicativo de comunicação whatsapp.

    As bandas de musica Liberalino Miranda de Cururupu e a de Apicum-Açu fizeram suas apresentações e encantaram o público. Pais e filhos ficaram que não conheceram a filosofia de trabalho da escola ficaram empolgados muitos já passam a conhecer as metodologias de ensino aprendizagem, assim como os valores essenciais repassados pela escola aos alunos.

    A escola IESTEC apresentou o projeto “educação cívica: Cururupu, do mar a formação de um povo genuíno”, em comemoração aos 178 anos de muita história contada através do hino de Cururupu.

    “O hino de Cururupu é uma composição musical patriótica de Djalma dos Santos Frazão que evoca e retrata a história de seu povo, considerando suas tradições e lutas, modo de vida e práticas culturais. Logo, o hino tem reconhecimento legal e social. O projeto apresentou um desfile com atividades culturais desenvolvida por nossos estudantes, destacando pontos integrantes acerca da história do povo cururupuense, através da interpretação do Hino de Cururupu, em especial em libras. Contudo, do mar a formação de um povo genuíno, Cururupu é uma cidade iluminada, formada por brava gente de diversas etnias, que foi abençoada por uma complexa riqueza natural em terra e mar e seu povo é de uma intensa inspiração divina com tão elevado nível cultural decorrente de suas raízes. Essa é a nossa Cururupu, assim formou-se nossa população, genuinamente sábia e guerreira”.

    A família IESTEC reconhece e agradece aos importantes parceiros como os pais e demais colaboradores, a prefeitura municipal de Cururupu – Prefeita Rosaria de Fátima que por meio dos secretários: professora Marilu, professora Geisicleide e o senhor Marcelo – contribuíram a banda Liberalino Miranda, limpeza e iluminação das praças e ruas.

    Ao prefeito do município de Apicum-Açu – Claudio Cunha, em especial a secretária de educação – senhora Lady Henne Jardim de Jesus e sua equipe pela linda apresentação da BAMMAP.

    Estácio Pólo Cururupu

    Estácio Pólo Cururupu

    0 Comentários

    Deixe o seu comentário!