O Centro de Referência de Assistência Social (Cras), equipamento da Secretaria Municipal de Assistência Social e Cidadania, realizou no último domingo de junho o Anarriê da Cidadania, evento que reuniu usuários dos serviços sociais em um grande momento de confraternização, resgate cultural e fortalecimento de vínculos comunitários.
A festa junina contou com a participação dos grupos do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV), envolvendo idosos, crianças e adolescentes do município. O público celebrou o mês de São João com danças típicas, apresentações culturais, comidas tradicionais, trajes caipiras e o animado som do forró pé de serra.
Emoção e resgate cultural


Entre os depoimentos marcantes, a senhora Silvinete Brandão, de 65 anos, integrante do grupo da Melhor Idade, destacou a importância do evento:
“Estou muito satisfeita e alegre. É a primeira vez na minha vida que participo de uma apresentação. Foi muito lindo, estou muito feliz”, disse emocionada.
A coordenadora do Cras, Edinora Cardoso, ressaltou que além da diversão, a festa teve como objetivo valorizar e promover o respeito à pessoa idosa:
“Esses encontros e festejos promovem integração, socialização e resgate de memórias. É um momento em que eles compartilham experiências, dançam e revivem tradições”, afirmou.
Inclusão e valorização
A usuária Thayra Karoline também destacou a atenção que a prefeitura tem dado às pessoas com deficiência:
“A gente não se sente sozinho. Eu amo São João, as músicas, as danças, eu amo essa data. Essa festa é muito especial”, disse.
Já Dona Zinha, do grupo da Melhor Idade, ressaltou a importância da iniciativa para a saúde e autoestima dos idosos:
“Participar faz uma enorme diferença em minha vida. Melhora nossa autoestima. Agradeço muito o empenho da secretária Kátma e da prefeita professora Rosinha, que se preocupam conosco.”
Programação cultural
O evento contou com apresentações da Quadrilha Alegria de Viver (grupo de idosos do Cras de Areia Branca), do Cacuriá Flores de Conviver (da sede do município), além de danças rítmicas dos funcionários da Secretaria de Assistência Social.
Houve ainda homenagens à prefeita professora Rosinha e à secretária municipal de Assistência Social e Cidadania, Kátma Aguiar, pelo incentivo às políticas sociais voltadas ao fortalecimento da comunidade.
Para a secretária Kátma Aguiar, o evento reforça o compromisso da gestão em oferecer ações que elevam a autoestima e promovem a inclusão:
“É um momento de confraternização e alegria para os usuários e para os técnicos. São nessas ocasiões que percebemos como os temas trabalhados nos nossos equipamentos sociais se multiplicam e fortalecem vínculos.”
O Anarriê da Cidadania foi realizado na Praça de São Benedito e contou com grande estrutura de palco, sonorização, tendas, comidas típicas e intensa participação popular.







