2022 é o ano em que se comemora o bicentenário da proclamação da independência do Brasil, as prefeituras da região do litoral maranhense, realizaram Desfiles Cívicos no dia Cinco de Setembro em que se comemora o Dia da Raça e no dia Sete de Setembro Dia da Independência. Após dois anos suspensos por causa da pandemia da Covid-19.
Em Cururupu, cerca de 2.000 estudantes das escolas públicas do município, Bombeiros Mirins e Civis, Corpo de Bombeiros, Desbravadores da Igreja Adventista, Centro de Convivência e Fortalecimento de Vínculos e os Funcionários da Assistência Social e Também alguns pais de alunos e funcionários de algumas escolas, escolas particulares, escola estadual como o IEMA, entre outros que se apresentaram no desfile cívico em comemoração ao bicentenário da Independência do Brasil e que teve como tema: Cururupu: uma retrospectiva histórica, eternizada na memória de um povo.
Milhares de pessoas acompanharam das calçadas, terraços, janelas, ruas e de onde puderam a passagem dos pelotões marchando sentido ao centro da cidade.
A programação oficial comandada pela Secretaria de Educação começou na tarde do dia 05 de setembro, ou seja, no tradicional Dia da Raça, com o desfile da Educação Infantil, que teve a abertura do desfile em frente à creche recém-reformada Isabel Oliveira. As escolas da Educação Infantil apresentaram seus subtemas e foram acompanhadas por representantes das escolas particulares e as bandas, local.
1º – A primeira escola da educação infantil de Cururupu;
2º – Arquipélago de Maiaú – as reservas extrativistas de Cururupu;
3º – A história da ilha de Valha-me-Deus e suas personalidades políticas;
4º – Personalidades de Peru;
5º – A Floresta dos Guarás;
6º – O Parcel de Manoel Luís;
7º – Os ecossistemas de Cururupu e as biodiversidades.
Na Praça Dô Carvalho a festa ficou completa, com a recepção dos pelotões e a apresentação geral para a sociedade de cada subtema.
O tema transversal trabalhado foi: “diga não ao abuso sexual contra crianças e adolescentes!”.
De acordo com a secretaria de educação, o tema “Cururupu: uma retrospectiva histórica eternizada na memória de um povo”, oportunizou a toda comunidade escolar, refletir sobre a independência a partir do lugar onde o estudante está, sua escola, suas práticas sociais e incluindo seu município.
Para o desfile do dia 7 de setembro, as unidades escolares da rede municipal de Cururupu, mediante o tema geral do projeto Cívico do ano de 2022, trabalharam durante o mês de agosto, em sala de aula, os subtemas que foram apresentados durante o desfile para que os alunos tivessem o conhecimento do que estão apresentando ao público. Foram trabalhados os seguintes subtemas:
1º – Cururupu, de freguesia à categoria de cidade;
2º – Etnias formadoras da população cururupuense;
3º- A chegada da igreja católica e a contribuição dos padres e freiras canadenses para a
história de Cururupu;
4º – A história do internato Betânia;
5º – A história da Santa Casa de Misericórdia de Cururupu;
6º – A história das igrejas evangélicas de Cururupu;
7º – Os primeiros terreiros de matrizes africana de Cururupu;
8° – A religiosidade popular em Cururupu;
9º – Grupos que desenvolviam trabalhos sociais dentro da comunidade cururupuense (clubes:
das mães Santa Margarida, Proteção do Lar, de Jovens e da Liga dos Homens, Clube de
Casais etc.);
10º – A história das escolas particulares;
11º – A história do CAIC;
12º – Personalidades que contribuíram e os que contribuem com a cultura local.
13º – Cururupu, o extraordinário esquecido (educacional, política, cultural, econômica, etc.);
14º – Estaleiros navais de Cururupu;
15º – A presença das mulheres na política cururupuense;
16º – Os desportistas que deram visibilidade ao esporte em Cururupu;
17º – A evolução tecnológica (mimeógrafo, máquina de datilografia, TELMA, rádio amador, tv Difusora – canal 7, até o celular) Sedava, Musissom, Alvorada.
Com concentração no bairro de Areia Branca, os pelotões percorreram várias ruas até chegar no palco oficial montado ao lado da secretaria de educação, onde os pelotões e as bandas fizeram suas ultimas apresentações.
Os desfiles cívicos também marcaram as comemorações do dia 7 de setembro nas comunidades rurais e praianas do município. As autoridades do município acompanharam os desfiles e destacaram a importância do fortalecimento das datas comemorativas e principalmente o bicentenário da independência do Brasil.
Afirmaram que a retomada do desfile cívico, é marcante para todos e poder contemplar cada detalhe de nossa evolução como sociedade e formador de opinião, reconhecer que muito trabalho já foi feito, mas é preciso que se faça ainda mais.