Corpo de Bombeiros e Escola Militar serão implantados em Cururupu.

Na última segunda-feira, dia 9 de dezembro, o prefeito de Cururupu, Aldo Lopes (Republicanos), acompanhado do Coronel Eliberto Barros, assessor especial do Corpo de Bombeiros Militar do Maranhão, da Tenente Coronel Érica Lindoso, comandante da área 7, e da Agente da Polícia Civil e vereadora eleita, Hellen Maravilha, visitou as futuras instalações da Unidade Operacional do Corpo de Bombeiros Militar e da Unidade Educacional de Bombeiros Militar.

A Unidade Educacional de Bombeiros, que será instalada na Escola Herculana Vieira II (antiga CNEC), oferecerá ensino fundamental com foco em disciplina, cidadania e valores éticos, pilares das escolas militares.

A unidade proporcionará aos alunos acesso a atividades voltadas para o desenvolvimento de habilidades de liderança, trabalho em equipe e preparação para situações de emergência. Este modelo educacional é reconhecido por promover altos índices de desempenho acadêmico e formação integral dos estudantes.

ULTRAGAZ CURURUPU
ULTRAGAZ CURURUPU

Já a Companhia Independente de Cururupu trará reforço à segurança pública com uma estrutura completa, incluindo caminhão de combate a incêndios, ambulância e caminhonetes, marcando um avanço significativo na proteção da população.

Visitas técnicas estão previstas para esta semana, com o objetivo de acelerar a implementação dos serviços. Essa conquista inédita reflete o compromisso do governador Carlos Brandão e do Ex-deputado estadual, Miltinho Aragão, em promover o progresso do município de Cururupu.

A secretária de Estado da Educação, Leuzinete Pereira, tem destacado a importância das unidades escolares para as cidades em que serão implantadas. “A intenção é continuar com as ações exitosas já realizadas e ampliar as iniciativas necessárias. Anunciamos a expansão dos Colégios Militares de acordo com a solicitação dos municípios. O Estado fazendo o que propõe a Constituição Federal e o Regime de Colaboração, apoiando os municípios nas suas iniciativas em parceria com a Polícia Militar e o Corpo de Bombeiros”.

A unidade vem fortalecer a educação maranhense e proporcionar mais acesso à pedagogia oferecida pelos colégios militares, ofertando educação de qualidade, aliada à infraestrutura adequada ao aprendizado de nossos alunos. Iniciativas como esta são de suma importância para a comunidade escolar e para o avanço do ensino militar.

A 3ª Companhia de Bombeiros Militares de Cururupu foi criada pela Lei Nº 10.230, de 23 de abril de 2015, publicado no Diário Oficial do Estado do Maranhão no dia 24 de abril de 2015.

Dispõe sobre a Organização Básica do Corpo de Bombeiros Militar do Maranhão e dá outras providências.

VIII – Comando Operacional do Corpo de Bombeiros de Área 7 (COCB-7): com sede na cidade de Pinheiro, na Microrregião da Baixada Maranhense:
a) 8º Batalhão de Bombeiros Militar (8º BBM), na cidade de Pinheiro:
1. 1ª Companhia de Bombeiros Militar (1ª Cia. do 8º BBM), na sede do 8º BBM;
2. 2ª Companhia de Bombeiros Militar (2ª Cia. do 8º BBM), na cidade de São Bento;
3. 3ª Companhia de Bombeiros Militar (3ª Cia. do 8º BBM), na cidade de Cururupu;
b) 12ª Companhia Independente de Bombeiros Militar (12ª CIBM), na cidade de Viana.

§ 1º As circunscrições de cada comando e suas áreas de atuação serão definidas por meio do Plano de Emprego, nas Normas Gerais de Ações de cada UBM e nos limites impostos nesta Lei.

§ 2º Os comandantes Operacionais exercerão as funções de coordenadores regionais de proteção e defesa civil em suas respectivas circunscrições e serão vinculados, para fins de Ações de Defesa Civil, à Coordenadoria Executiva de Defesa Civil, exceto os comandantes operacionais da área 1 (COCB-1) e especializado (COECB).

Estácio Pólo Cururupu
Estácio Pólo Cururupu

Lei-de-Organização-Básica-do-CBMMA-2015 – pagina 9 – 8º CPM Pinheiro – 3ª CIA – Cururupu

Deixe uma resposta