• Criada a Instância de Governança do Polo Turístico da Floresta dos Guarás.

    A criação da Instância é fundamental para a atualização do Mapa do Turismo Brasileiro, que a partir de 2019 passou a reconhecer apenas regiões.

    MIRINZAL – Em um passo importante para o fortalecimento do turismo no litoral ocidental maranhense, foi criada na última terça-feira (05), em Mirinzal, a comissão provisória da Instância de Governança Regional (IGR) do Polo Turístico da Floresta dos Guarás, chancelado pelo Ministério do Turismo.

    ULTRAGAZ CURURUPU
    ULTRAGAZ CURURUPU

    O Polo Floresta dos Guarás é composto por sete municípios: Bequimão, Guimarães, Porto Rico, Cururupu, Serrano, Bacuri e Apicum-Açu, que agora passam a atuar de forma integrada na promoção e organização da atividade turística regional.

    Na eleição da comissão, foram escolhidos Marcos Dominici, turismólogo e coordenador de Turismo de Guimarães, como presidente, e Gilberto Fonseca, secretário de Meio Ambiente e Turismo de Cururupu, como vice-presidente.

    Participação e fortalecimento da gestão turística

    O evento contou com a presença de secretários municipais, coordenadores de turismo, agentes de desenvolvimento, representantes do Sebrae Maranhão e instituições ligadas ao setor. Também participaram gestores dos municípios de Bequimão, Cedral, Central do Maranhão, Cururupu, Guimarães, Mirinzal e Porto Rico, que discutiram estratégias para estruturar a IGR e alinhar políticas públicas voltadas ao turismo.

    A criação da Instância é fundamental para a atualização do Mapa do Turismo Brasileiro, que a partir de 2019 passou a reconhecer apenas regiões com:

    • Instância de Governança Regional ativa;

      Sinspumuc
      Sinspumuc
    • Conselhos Municipais de Turismo em funcionamento;

    • Prestadores de serviço cadastrados no Cadastur.

    Segundo o Programa Nacional de Regionalização do Turismo (PRT), do Ministério do Turismo, o objetivo é estimular a participação social na formulação e acompanhamento das políticas públicas do setor.

    Turismo sustentável e integração regional

    As Instâncias de Governança Regionais são compostas por municípios com afinidades culturais, sociais e econômicas, que se unem para estruturar a atividade turística de forma sustentável, fortalecendo a economia e promovendo a preservação dos recursos naturais e culturais.

    Com a criação da Instância, os municípios do Polo poderão contar com maior suporte para elaborar leis, comitês e secretarias específicas voltadas ao turismo, além de fomentar a criação de um ambiente favorável para investimentos no setor.

    Apoio do Sebrae

    O Sebrae Maranhão, por meio da Unidade Regional em Pinheiro, participou da criação da comissão em Mirinzal. Segundo a instituição, o apoio faz parte do projeto Turismo no Litoral Ocidental Maranhense, que terá duração de três anos.

    “Nossa participação, acompanhamento e parceria é mais uma ação estratégica para fortalecer o turismo na região e gerar desenvolvimento sustentável”, destacou a equipe do Sebrae.

    Próximos passos

    A etapa seguinte será de mobilização dos interlocutores estaduais e gestores municipais, que deverão adequar suas ações às novas regras para garantir a atualização no Mapa do Turismo Brasileiro.

    Com atrativos naturais, culturais e religiosos, a Floresta dos Guarás tem potencial para se consolidar como um dos principais destinos turísticos do Maranhão, gerando oportunidades e fortalecendo a identidade regional.

    Deixe uma resposta