Logo
  • Criada a Instância de Governança do Pólo Turístico da Floresta dos Guarás

    Postado Por: Claudio Mendes
    Data da Publicação: 07 de fevereiro de 2019
    Fonte: Redação Asscom Prefeitura de Cururupu

    http://cururupu.ma.gov.br/uploads/noticias/2019.02.07-09.22.59.jpeg
    Foto Divulgação
    Foi criada na última terça-feira (05), na cidade de Mirinzal, a comissão provisória da Instância de Governança Regional do Pólo Turístico da Floresta dos Guarás. O Polo Floresta dos Guarás, chancelados pelo Ministério do Turismo é composto por 07 municípios (Bequimão, Guimarães, Porto Rico, Cururupu, Serrano, Bacuri e Apicun-açu).

    Foram eleitos Marcos Dominici, Turismólogo e coordenador de Turismo do município de Guimarães, para presidente e Gilberto Fonseca, secretário de Meio Ambiente e Turismo do município de Cururupu, como vice-presidente.

    O evento contou com a participação de secretários, coordenadores, agentes de desenvolvimento, representantes do Sebrae Maranhão e das instituições ligadas à atividade turística dos municípios de Bequimão, Cedral, Central do Maranhão, Cururupu, Guimarães, Mirinzal e Porto Rico do Maranhão, que discutiram a criação da Instância de Governança do Pólo Turístico da Floresta dos Guarás.

    A partir de 2019 para integrar o Mapa do Turismo Brasileiro, só serão reconhecidas como regiões turísticas aquelas que contarem com Instância de Governança Regional, Conselhos Municipais de Turismo ativos e, pelo menos um, prestador de serviço inscrito no serviço de cadastro de pessoas físicas e jurídicas que prestam serviços no Turismo (Cadastur). A ideia é estimular a participação da sociedade na definição, implantação e acompanhamento das políticas públicas do turismo, por meio do Programa Nacional de Regionalização do Turismo (PRT), do Ministério do Turismo, que seguem o princípio da gestão descentralizada.
    As Instâncias de Governança Regionais são constituídas por um conjunto de municípios de uma mesma região, com afinidades culturais, sociais e econômicas que se unem para organizar e desenvolver a atividade turística regional de forma sustentável, por meio da integração contínua dos municípios, consolidando uma atividade regional.
    A estância de governança é uma importante ferramenta para estimular junto aos municípios do polo um ambiente legal que favoreça o desenvolvimento do segmento do turismo na região, que possui enorme potencial graças aos inúmeros atrativos naturais, culturais e religiosos. A criação de secretarias, comitês e leis especificas que favoreçam o turismo nas cidades do polo também serão incentivadas com a criação da estância.
    A próxima etapa é de sensibilização e mobilização dos interlocutores estaduais e gestores municipais para adequação das novas regras para atualização do Mapa do Turismo Brasileiro.
    O Sebrae apoia a criação da Instância de governança do turismo no Pólo Turístico Floresta dos Guarás. Por meio da Unidade Regional em Pinheiro participou da criação da comissão na última terça em Mirinzal e destacou. “Nossa participação, acompanhamento e parceria é mais uma ação do projeto Turismo no Litoral Ocidental Maranhense da Unidade Regional do Sebrae em Pinheiro, que inicia suas ações este ano e tem previsão de execução de três anos.

    0 Comentários

    Deixe o seu comentário!