Na quarta, quinta e sexta-feira (19), o secretário de Cultura da cidade de Cururupu, Delvando Diniz, esteve junto com a comissão do fórum de gestores de cultura do estado do Maranhão entregando nas mãos do vice-governador, Felipe Camarão um ofício com propostas para melhorias na cultura do Maranhão.
Estiveram nesta comissão representando o litoral ocidental maranhense os secretários de cultura da cidades de Cururupu Delvando Diniz, Antônio Carlos de Guimarães, Nem do Boi de Bacuri, Paulinho de Porto Rico dentre outros representantes de outras regiões.
Na oportunidade, Delvando Diniz, tratou sobre o apoio ao São João 2024 e a valoração das dançadas dos bumba-meu-boi sotaques costa-de-mão e zabumba que deste a época da ex-governadora, Rosana Sarney o cachê por apresentação nunca obteve um aumento.
Dentre outras agendas a equipe esteve na Secretaria de Estado da Cultura – Secma, em reunião com o secretário adjunto de cultura que adiantou aos presentes que o governador planeja realizar em Cururupu o arraial regional que será organizado pelos municípios que compõem o Conguarás.
“Estamos na expectativa que seja em Cururupu a consolidação da indicação por ele (governador Carlos Brandão), segundo o secretário adjunto de cultura, realizar na cidade o arraial regional que será organizado pelos municípios que compõem o Conguarás”. Destacou Delvandro.
Delvando Diniz, como vice presidente do Fórum do Litoral Ocidental Maranhense-FORLON, agradece também ao presidente Nem do Boi e aos técnicos do ministério da cultura no Maranhão. “Agradeço e reconheço o trabalho incansável de Marcos Ronilson do Nascimento, Presidente do Fórum Permanente de Gestores Públicos de Cultura do Maranhão, a disponibilidade e parceria dos Técnicos do Ministério da Cultura no Maranhão, Yure Logrado e Paulo Sabá, assim, como do presidente do Fórum do Litoral Ocidental Maranhense – FORLON, nosso amigo Nem do Boi, do qual eu sou o vice presidente.”, disse Delvando Diniz.
Os representantes culturais da região, tiveram também reunião com os técnicos do Ministério da Cultura – Minc, tratando da Lei Paulo Gustavo, PNAB e PAAR, segundo Delvando Diniz, todas as reuniões foram de suma importância para os municípios do consórcio e para Cururupu.
O ofício circular nº 03/2024, entregue ao Vice-Governador, Felipe Costa Camarão, com Propostas para avanços na Cultura do Maranhão é sólido.
A Comissão Organizadora do Fórum Permanente de Gestores Públicos de Cultura do Estado do Maranhão, elaborou a carta/proposta para a cultura do Maranhão, com o objetivo de elencar e agrupar os principais percalços e apontar soluções para a cultura em nosso estado e o papel de seus agentes na promoção e desenvolvimento deste setor.
PRINCIPAIS PROPOSTAS DO FÓRUM PERMANENTE DE GESTORES PÚBLICOS DE CULTURA DO MARANHÃO
- Capacitação para os gestores de cultura;
- Sensibilização dos prefeitos para a causa cultural;
3 Descentralização dos recursos e circuitos do São João e Carnaval, incluindo cotas proporcionais aos municípios, realização de circuitos regionais;
4 Descentralização das políticas culturais do estado beneficiando os 217 municípios, incluindo cotas proporcionais aos municípios segundo o IDH;
- Mudança da coordenação do Sistema Estadual de Cultura;
- Repasse de 50% do recurso do fundo estadual de cultura para os fundos municipais de cultura;
- Emendas parlamentares para a cultura permanente nos municípios;
- Criação das demais superintendências regionais de cultura a exemplo da região Tocantina;
- Alteração da Comissão da Lei de Incentivo à Cultura;
- Execução do Plano de Ação do CONSECMA.
- Seminários para discutirmos a cultura no Maranhão( São João, Carnaval,) interiorização da cultura, Lei Paulo Gustavo e Politica Nacional Aldir Blanc-PNAB.
- Realização do encontro estadual de Gestores de cultura do Maranhão.
OFÍCIO CIRCULAR Nº 03 – Cultura forte