Dia de Corpus Christi é uma data muito significativa para os cristãos e a comunidade católica, sendo feriado em varias partes do mundo.
É uma data celebrada pela Igreja Católica levando os fieis a fazerem significativas reflexões em sua vida pessoal e comunitária. Sempre comemorado 60 dias depois do domingo de Páscoa ou na quinta-feira seguinte ao domingo da Santíssima Trindade, o dia de Corpus Christi é uma data especial.
Na paroquia São João Batista uma programação especial foi dedicada com direito aos tradicionais tapetes e toda a sua sinda simbologia.
De acordo com a tradição católica, esta quinta-feira relembra o dia no qual Jesus Cristo instituiu o Sacramento da Eucaristia, apresentando o vinho e o pão como corpo e sangue. Celebrando o momento especial da Santíssima Ceia do Senhor nas igrejas como Jesus nos mandou celebrar.
No livro de Primeira Corintios capitulo 12 e versículo 27 a Bíblia relata sobre o Corpus Christis? “ICo. 12:27 “Ora, vós sois o Corpo de Cristo, e cada pessoa entre vós, individualmente, é membro desse corpo”. Apegadas as palavras sagradas os cristãos acreditam e orientam as suas vidas segundo o que a bíblia ensina.
Já os tapetes que enfeitam as ruas, praças, avenidas, frentes de igrejas etc… no dia de Corpus Christi é de origem da cultura religiosa portuguesa e introduzida no Brasil no período de colonização, justificada pela igreja católica como representação da acolhida de Jesus em Jerusalém, onde as pessoas cobriram as ruas de ramos e mantos para a passagem do Messias”.
Apresentando a simbologia do sacramento da eucaristia usando os ícones marcantes como o cálice, a hóstia, o pão, o vinho e a figura de Nossa Senhora, são os símbolos principais.
As celebrações ou festa de Corpus Christi foi instituída pelo papa Urbano IV, no dia 8 de setembro de 1264, através de uma bula papal chamada de “Transiturus”, instituindo a data e concedendo indulgências às pessoas que fossem à missa neste dia.
Bom feriado! Que Jesus seja o centro de sua vida. Fotos de Victor Nogueira.