Os participantes do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) que enfrentaram problemas logísticos durante a aplicação das provas ou que contraíram doenças infectocontagiosas mencionadas no edital têm a opção de solicitar a reaplicação do exame diretamente pela Página do Participante.
De acordo com o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), cada solicitação será avaliada de forma individual.
Entre os problemas logísticos que permitem a reaplicação das provas, se encontram “fatores supervenientes, peculiares, eventuais ou de força maior”, que incluem:

- Desastres naturais que afetem a infraestrutura do local de aplicação;
- Interrupções de energia que comprometam as condições adequadas para a realização da prova;
- Erros na execução do processo de aplicação que causem prejuízos aos participantes.

Um caso recente envolve a suspensão do Enem em Rio Bonito do Iguaçu, Paraná, onde a realização do exame foi cancelada devido aos estragos provocados por um tornado na última sexta-feira (7). Leia mais.
Como realizar a solicitação
A confirmação de aprovação ou reprovação do pedido de reaplicação deve ser consultada no site enem.inep.gov.br/participante. O Inep destaca que os participantes não poderão fazer a prova fora das datas, horários e locais estabelecidos.
“Caso o participante não compareça às provas nas datas e horários informados pelo Inep, isso será considerado como uma ausência, sem oportunidade para nova realização do exame”, advertiu o instituto.
As provas serão reaplicadas nos dias 16 e 17 de dezembro, conforme estipulado no edital.





