• Fórum e seminário irá discutir diversos temas de interesse social em Cururupu

    Foto: Divulgação
    Cururupu será palco de importantes discussões nos dias 29 e 30 de junho. Trata-se do I seminário intermunicipal e multidisciplinar em estudos de gêneros, sexualidade e africanidade, cujo eixos temáticos são as políticas do medo, retrocessos, anti-conquista e reverberações em populações negras e LGBTQ´S. Na oportunidade, irá acontecer concomitantemente o II fórum de discussão sobre políticas públicas e as múltiplas formas de extermínio das populações negras e LGBTQ´S. 
    Especialistas e pesquisadores de diversas faculdades e universidades maranhenses estarão presentes no eventos, bem como grandes nomes locais que lutam pelas políticas sociais e de valorização da população em geral. Será uma oportunidade única para estudantes, professores, educadores, gestores, autoridades e população em geral discutirem importantes temas. 
    O local do evento será na AFAC [ antigo e tradicional palácio das festa de Cururupu]. O evento conta com o apoio institucional do portal ICURURUPU, Vereadora Mulher Maravilha, Mix Print, Marcos Soares, Instituto Oton Pires, Fescemp, Instituto Cemp, AFAC, Rádio Alvorada FM de Cururupu, Professor Josean Almeida e do Instituto CAB. A organização e coordenação do evento é do Prof Carlos Pimentel. 
    Cronograma – 29 de junho sexta-feira
    Sessão de filmes sobre a temática do evento
    Horário : 18:00 horas
    Entrada: Gratuita
    30 de junho sábado
    Abertura 08:00 horas 
    Mesa de abertura
    Coordenador de Igualdade racial de Cururupu – Zé Maria, Instituto Oton Pires – Dr. Emílio Pires.
    FESCEMP- Jenilce Pavão, secretária de Igualdade Racial de Serrano – Ozanira Santos Pereira , secretária de Agricultura de Serrano – Letícia Pereira Mandu, coordenadora de Igualdade Racial de Bacuri – Klissia Jéssica Fonseca Ferreira, coordenadora de Igualdade Racial de Guimarães – Simone Cunha Cardoso, coordenadora de Igualdade Racial de Cedral – Osvaldina Monteiro Martins, coordenadora de Igualdade Racial de Central – Fátima 
    Universidade Estadual do Maranhão – Joyce Oliveira, presidente da Comissão de Direitos Humanos e Minorias do Maranhão – Dep Wellington do Curso, Instituto Federal de Ciência e Tecnologia de Barra do Corda – José de Ribamar, Conselho Estadual LGBT e AMATRA- Andressa Sheron, Instituto de Cidadania Ativa Belagua- Maurício Miguel, representante de alunos do projeto social Educando com Cidadania.
    Mediador: Jeibel Márcio Pires
    9:00 as 10:30 horas
    Título: Diversidade e as relações Étnico-raciais- Falares de ontem e de hoje: três décadas do enredo manifesto” KIZOMBA A FESTA DA RAÇA” a visita da África ao Brasil
    Facilitador: Professor Mestrando Jeibel Márcio Pires Carvalho- UEMA
    Mediador : Prof Esp. Carlos Pimentel
    10:30 as 12:00 horas 
    Título: ARERÊ, AGORA QUE SAO ELAS: a inserção de viados e bichas pretas no Ensino Médio em CURURUPU
    Facilitador: Prof Esp. Carlos Viana Pimentel
    Almoço: 12:00 as 13:30 horas
    13:30 às 14:30 horas
    Apresentação Cultural de MC Adriano
    Título : O silenciamento de debates sobre descolonização e gênero no Brasil: uma análise sócio histórica do ” facismo” no século XXI.
    Facilitadora
    Professora Joyce Oliveira- UEMA
    14:30 às 16:00 horas
    Mesa de debate
    Título : A persistência da violência e a imposição do sexo: resistência e luta pela igualdade racial
    Coordenador: Prof Mestre Reinaldo Freitas- GPMINA- UFMA
    16:00 as 17:00 horas
    Sugestões e encaminhamento
    17:00 horas
    Conferência de Encerramento
    Professor José de Ribamar- IFMA. Com Informações do Icururupu

    Deixe uma resposta