Grupo de Capoeira Mara-Brasil promoveu Batizado e Troca de Corda de alunos.

Grupo Mara-Brasil (1)
Grupo Mara-Brasil (1)

Neste domingo (16/02), o Grupo de Capoeira Mara-Brasil, sobre a coordenação do Mestre Zé Raimundo, realizou na AABB de Cururupu, um grande encontro de Capoeira. Ao som do berimbau, do atabaque, do pandeiro, de canto e de palmas, cerca, de 28 crianças, adolescentes e adultos, entre homens e mulheres, participaram do Batizado e da Troca de Corda de Capoeira do Grupo Mara-Brasil, em Cururupu.

O evento de Capoeira reuniu vários grupos de capoeira do Mara-Brasil, da região do litoral e baixada maranhense, em um momento que teve o objetivo de condecorar o desenvolvimento dos atletas.

Grupo Mara-Brasil (6)

Em Cururupu, os mestres Zé Raimundo em parceria com o mestre Evandro, travam lutas diárias para permanecerem com as atividades da capoeira. A Capoeira é uma manifestação cultural brasileira permeada de ritos e tradições. Ela vem de um passado de sofrimento, resistência ao poder dominante e de esperança de liberdade. Tem em seu bojo um misto de luta, brincadeira e festa.

ULTRAGAZ CURURUPU
ULTRAGAZ CURURUPU

Dos 35 alunos do Grupo Mara-Brasil em Cururupu, 28 alunos foram Batizados ou Trocaram de Corda, e tiveram a colaboração dos Grupos Mara-Brasil de Mirinzal, Guimarães, Santa Helena e de São Luís, acompanhados dos Mestres Evandro e Zé Raimundo, do Contramestre Neto, e dos instrutores, Café, Jonas, Índio e Romário.

Mestre Zé Raimundo
Mestre Zé Raimundo

O mestre Zé Raimundo, disse que o Grupo Mara-Brasil está desenvolvendo um trabalho que ajuda tirar os jovens das drogas, reforça a educação e disciplina dos alunos. Os jovens conquistam respeito e a amizade do grupo que cada vez se consolida mais forte e cumprindo os objetivos desse esporte.

Para o Mestre Zé Raimundo, os alunos do Grupo Mara-Brasil, têm como princípios em todos os treinos aprenderem a parte instrumental, cultural e de movimento da capoeira. A capoeira é utilizada como uma forte ferramenta de transformação social, pois os valores repassados aos alunos, que vão muito além dos movimentos, mas são pautados na responsabilidade, na família, na educação e respeito ao próximo.

Para a Psicopedagoga, Fernanda Mendes, praticar capoeira é uma forma de aprender sobre a cultura que tem raiz brasileira e também desfrutar de um esporte que une música e dança. “Com a capoeira se aprende muito, principalmente as crianças, pois os movimentos de pernas, o gingado do corpo e as acrobacias fazem da  capoeira parecer um exercício excepcional. Como a Capoeira é supervisionada pelo professor (Mestre), as atividades de gingados e outros movimentos, são encarados como uma brincadeira. À medida que a criança cresce, os movimentos saem do simples e aumentam o nível de complexidade”, diz Fernanda que levou o seu filho, João Carlos, para conhecer de perto.

“Meu filho vai começar a fazer capoeira e no próximo ano ele também estará nesta mesma atividade, com o “Grupo Mara-Brasil” e realmente é impressionante o desenvolvimento motor e satisfação das crianças ao desempenhar a atividade, a capoeira é importante, pois ajuda a criança a superar o medo e a testar seus limites. Vale a pena incentivar as praticas esportivas”. Conclui Fernanda

Lucas Grupo Mara-Brasil
Lucas Grupo Mara-Brasil

O aluno começa na capoeira sem usa corda, depois de aproximadamente um ano ele participa do batizado, onde adquiri a primeira corda, esse é o momento em que o aluno é oficialmente considerado um capoeira. Anualmente tem exames de graduação, que é a troca de corda. Cada corda significa um grau na capoeira, ou seja, cada corda mostra qual o nível de conhecimentos e habilidades do capoeira.

Estácio Pólo Cururupu
Estácio Pólo Cururupu

João Carlos
João Carlos

Deixe uma resposta