Logo

DIPLOMAÇÃO: Justiça Eleitoral diploma candidatos eleitos em Cururupu.

Publicidade Victor Farma e Auto Posto Piedade

CURURUPU – O prefeito, vice-prefeito e vereadores eleitos no último dia 15 de novembro em Cururupu foram diplomados pela Justiça Eleitoral na tarde desta quarta-feira (16), em uma cerimonia realizada na Câmara Municipal de Vereadores de Cururupu. A cerimônia é uma formalidade em que eles recebem oficialmente o título que garante que serão empossados nos novos respectivos cargos, em janeiro de 2021.

A Diplomação é o ato pelo qual a Justiça Eleitoral atesta que o candidato foi efetivamente eleito pelo povo e, por isso, está apto a tomar posse no cargo. Nessa ocasião, ocorre a entrega dos diplomas, que são assinados, conforme o caso, pelo presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), do Tribunal Regional Eleitoral (TRE) ou da junta eleitoral.

Posto Guará

A entrega dos diplomas ocorre depois de terminado o pleito, apurados os votos e passados os prazos de questionamento e de processamento do resultado das eleições. No caso de eleições presidenciais, é o TSE que faz a diplomação. Para os eleitos aos demais cargos federais, estaduais e distritais, assim como para os suplentes, a entrega do diploma fica a cargo dos TREs. Já nas eleições municipais, a competência é das juntas eleitorais.

Em Cururupu, o prefeito eleito, Aldo Luís Borges Lopes (PSB), e seu vice-prefeito André Gustavo Ramos Pestana (PDT), e os 13 vereadores eleitos foram diplomados. Além dos vereadores eleitos, os suplentes também foram diplomados.

Em seu discurso, Aldo Lopes agradeceu aos cururupuenses pelo resultado das eleições. Ele declarou que durante a sua gestão Cururupu será focada na geração de emprego e renda, mas também voltada para o social. O novo prefeito de Cururupu garantiu que irá governar para todos, e que a democracia permite que as pessoas façam suas escolhas, mais uma vez eleito, representará todos os cururupuenses, e buscará fazer o melhor para todos, e não apenas para aqueles que votaram nele.

O prefeito destacou ainda o trabalho da Justiça Eleitoral frente à condução do processo no município, onde segundo ele, foi conduzido com a maior tranquilidade e dentro das regras democráticas. Aldo Lopes agradeceu ao juiz Douglas Lima da Guia, titular da 4ª Vara de Balsas, o qual responde pela 14ª Zona Eleitoral de Cururupu, ao promotor de Justiça Frederico Bianchini, os servidores, os voluntários e aos vereadores eleitos e os suplentes.

“Sou um homem simples, de dialogo, focado para administrar a cidade de Cururupu, com esse olhar geral. Com os três poderes quero diminuir a desigualdade social. O povo precisa ser visto com um olhar humano, não vamos perder essa identidade de humanidade, que está fragilizada”, declarou Aldo Lopes.

“Sou grato a todos que, mesmo com a pandemia, compareceram às urnas e ao Poder Judiciário, seus servidores e voluntários por ter nos permitido realizar todo o processo democrático. Estaremos à frente da prefeitura com muita humildade, tranquilidade, respeitando o Parlamento. Quero receber com muita alegria os 13 vereadores que exercerão o mandato e todos os suplentes”, complementou o prefeito eleito Aldo Lopes.

Os candidatos eleitos foram declarados formalmente diplomados, conforme as determinações previstas no Código Eleitoral pelo juiz titular da 4ª Vara de Balsas, Douglas Lima da Guia o qual responde pela 14ª Zona Eleitoral de Cururupu, na presença do promotor titular da Comarca de Cururupu Frederico Bianchini e demais convidados, em razão da pandemia, o evento precisou se adaptar, e o número de pessoas participante precisou ser restrito.

Para o vice-prefeito eleito Gustavo Pestana, a vontade popular foi respeitada graças à democracia e ao pleno funcionamento das instituições.

“A Constituição reza que todo poder emana do povo, que o exerce por representantes eleitos. Nas eleições, o voto é o maior bem concedido a uma nação. Instrumento da manifestação da vontade de um povo. Fomos eleitos conforme sistema legal em vigor e agiremos em nome de todos os munícipes e não só da região onde tiveram votos. Nós somos os representantes de todos os cidadão da nossa Cururupu. Este é o momento de olhar para o futuro. Esqueçamos os debates e as polarizações de campanha. Se formos bem, seremos reconhecidos nas próximas eleições. Se não, daremos lugar a outros. A democracia permite a renovação dos representantes do povo, pelo povo”, disse Gustavo Pestana.

A diplomação dos eleitos é uma formalidade que indica, oficialmente, o resultado das eleições. O próximo passo é a posse que acontecerá em primeiro de janeiro, data essa que inicia oficialmente os mandatos dos eleitos e reeleitos em 2020.

Para atuar no Executivo e Legislativo, foram diplomados Prefeito e Vice Prefeito, 13 vereadores Titulares, e 4 suplentes presentes.

Prefeito – Aldo Lopes – PSB

Vice – Prefeito – Gustavo Pestana – PDT

Vereadores:

Dr Henrique Chaves – PT

Junior Belém – PC Do B

Daniel Louzeiro – PC Do B

Prof Marcos Soares – PL

Doutor Chico Bioquimico – PSB

Bruno Sena – PP

Prof Josean Almeida – PL

Antonio Filho – PC Do B

Pinto – PSB

Aldo Ferraz – PP

Zito – PT

Egnaldo – PT

Adaildo Borges – PSB

Suplentes:

Ebenilson Ascalha – PL

Jenner Brown – PP

Tony Purina – PT

Josoaldo – PSB

Colaboração: Portal Icururupu




0 Comentários

Deixe o seu comentário!