• Facção: Criminoso conhecido como “Escobar” é preso durante operação policial em Guimarães

    Ação conjunta das Polícias Civil e Militar resulta na prisão de três suspeitos; entre eles, um dos criminosos mais temidos da região da Baixada Maranhense

    GUIMARÃES – Um dos criminosos mais temidos da Baixada Maranhense e região do Litoral, identificado como João Batista Silva Mendes, conhecido pelo apelido de “Escobar”, foi preso na manhã desta quarta-feira (18), durante uma operação policial realizada no povoado Maçaricó, zona rural de Guimarães.

    A operação foi deflagrada com o objetivo de combater o tráfico de drogas, cumprir mandados de prisão e de busca e apreensão, além de recapturar foragidos da Justiça.

    Segundo o delegado Armando Pacheco, da Secretaria de Segurança Pública (SSP), Escobar foi libertado equivocadamente pelo sistema penitenciário, mesmo havendo um mandado de prisão ativo expedido pela comarca de Guimarães.

    ULTRAGAZ CURURUPU
    ULTRAGAZ CURURUPU

    “Para se ter uma ideia do perigo que ele representa para a região, ele foi um dos responsáveis por ordenar as decapitações ocorridas durante a rebelião em Pinheiro, em fevereiro de 2011, quando ainda estava custodiado no Complexo de Pedrinhas”, destacou o delegado, durante coletiva em São Luís.

    Criminosos presos na operação

    Além de João Batista Mendes (“Escobar”), outros dois suspeitos foram presos:

    • Josenildo Moreira Ferreira, conhecido como “Chilado”, detido por estar em posse de substâncias entorpecentes (aparentemente crack) prontas para a comercialização.

      Sinspumuc
      Sinspumuc
    • Leandro Cordeiro da Silva, foragido da Justiça do Distrito Federal, com mandado de prisão em aberto por roubo expedido pela comarca de Gama-DF. Ele estaria se associando ao grupo liderado por Escobar.

    Esconderijo e ações do grupo

    De acordo com informações da Polícia Militar de Guimarães, após um trabalho de levantamento e inteligência, foram identificadas duas residências utilizadas como esconderijo pelo criminoso. O cerco foi realizado de forma simultânea, e Escobar foi localizado em uma das casas, pertencente a “Chilado”, onde também foi apreendida a droga.

    Ainda segundo a Superintendência de Polícia Civil do Interior (SPCI), Escobar possui extensa ficha criminal, com passagens por:

    • Tráfico de drogas em várias cidades do interior e em São Luís;

    • Assassinatos ordenados por ele próprio;

    • Financiamento de roubos a instituições financeiras e postos de combustível.

    Suposto envolvimento em homicídio em Cururupu

    Populares relatam, ainda que de forma não confirmada pela Polícia, que o grupo liderado por Escobar estaria envolvido no assassinato de um empresário dono de frutaria em Cururupu, bastante conhecido na cidade. O caso segue em investigação.

    Apoio da Polícia Civil de Pinheiro

    A operação contou com o apoio efetivo da Polícia Civil de Pinheiro, sob comando do Delegado Regional. A ação é considerada estratégica no combate ao crime organizado na região da Baixada Maranhense.

    Deixe uma resposta