Foi dado um importante passo na digitalização da TV aberta no município de Cururupu, com o processo de atualização das ferramentas e sistemas do sistema de TV aberta na cidade. A ação de modernização faz parte do programa Digitaliza Brasil, que deve levar transmissão digital para 1.638 municípios do país que ainda utilizam sinal analógico, como era o caso de Cururupu.
Pois na última quinta-feira (17), a prefeitura, em parceria com o Ministério das Comunicações, vai inaugurar a primeira estação de TV Digital do município. O sistema vai beneficiar milhares de pessoas.
Com a inaugurarão, as TV’S abertas que chegam ao município, vão proporcional aos telespectadores um sinal totalmente digital, sem “chuvisco” na imagem, e de forma totalmente gratuita, uma reivindicação antiga da população que finalmente será concretizada.
A digitalização da TV aberta em Cururupu é fruto do termo de adesão assinado pelo prefeito Aldo Lopes, por meio da Portaria do Ministério das Comunicações, nº 2.524, de 4 de maio de 2021, publicada no Diário Oficial da União em 5 de maio de 2021, viabilizando a implantação do sistema em Cururupu.
A inauguração do sistema vai permitir que os sinais de TV aberta sejam totalmente digital no município, levando mais qualidade de som e imagem para toda a população cururupuense e, dessa forma, acabando de vez com as imagens “chuviscadas”, além de distribuição de kits de conversão do sinal analógico para digital a famílias de baixa renda, integrantes de diversos programas sociais que não tenha TV com o conversor integrado. A data para distribuição dos kits de conversores ainda não foi confirmada, nem a quantidade, a prefeitura informará em momento oportuno assim que as informações forem confirmadas pelo Governo Federal.
A inauguração está prevista para acontecer às 14:00hs. A solenidade acontecerá na torre de transmissão, localizado no bairro Rodagem, com a presença de diversas autoridades do município e do governo federal.
Entre as presenças confirmadas que acompanharão o prefeito na inauguração está William Zambelli, Diretor de Outorgas e Pós-Outorgas (DEOPO) da Secretaria de Radiodifusão (SERAD), Alexandre Miranda, Coordenador-Geral de Outorgas (CGOU) do DEOPO da SERAD, Thais Maciel, Assessora Jurídica do Departamento Inovação, Regulamentação e Fiscalização (DEIRF) da SERAD, Marcelo Sousa, Jornalista da Assessoria de Comunicação do Ministério das Comunicações e Carlos Eduardo, Cinegrafista da EBC.
Com a implantação do sistema digital, o sinal analógico será desligado progressivamente no município, com previsão de seu desligamento total em dezembro de 2023.
O prefeito Aldo Lopes pontuou o grande avanço que consiste na inauguração do sinal digital de TV aberta no município por meio da parceria com o governo federal, sobretudo porque segundo ele, a TV aberta é seguramente o mais abrangente meio de comunicação e entretenimento da população brasileira.
“Como administrador de Cururupu me sinto honrado em participar desse momento histórico que sempre será lembrado por todos. Como prefeito não medi esforços para aderir ao programa, fizemos tudo que estava ao nosso alcance para formalizar essa parceria. Quero aqui destacar a importância da dedicação de toda a equipe da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, Ciências, Tecnologia e Turismo (SEMACTUR), tendo a frente das ações para essa implantação o Coordenador de Ciências e Tecnologia, Dackson Chaves Freitas, que buscou incansavelmente que essa implantação fosse possível. Tenho a certeza que o povo do nosso município se sentirá muito satisfeito em receber a TVHD em seus lares para assistir seus noticiários e programas favoritos. Parabéns a todos nós envolvidos na concretização desse grande momento”, disse Lopes.