• Paróquia São Jorge transforma ruas de Areia Branca em caminhos da Paixão de Cristo.

    “A Fé Vai às Ruas: Via Sacra Itinerante mobiliza bairros de Areia Branca, transforma ruas em caminhos da Paixão de Cristo” une comunidade e reacende espiritualidade”.

    A Paróquia São Jorge de Areia Branca, na cidade de Cururupu está promovendo uma Via Sacra itinerante pelos bairros de Areia Branca como parte das atividades quaresmais deste ano.

    A proposta visa aproximar a comunidade da vivência da Paixão de Cristo, transformando ruas e praças em locais de fé, oração e reflexão.

    ULTRAGAZ CURURUPU
    ULTRAGAZ CURURUPU

    A cada semana e ou dia, uma nova etapa é celebrada em um bairro diferente, com a participação ativa dos moradores, que encenam as estações da Via Sacra e ajudam na organização do trajeto. A iniciativa, segundo os padres Ronald e Leonardo tem como objetivo “evangelizar com presença e simplicidade, levando a mensagem de Jesus ao encontro das pessoas.”

    Além de seu valor espiritual, a caminhada tem promovido integração comunitária, especialmente entre jovens e idosos. A programação segue até o final da Quaresma.

    O padre Leonardo, afirma que objetivo da Via Sacra é levar a mensagem de Cristo.

    “Olá, meu irmão!

    Quando decidimos realizar a Via Sacra itinerante este ano, nosso intuito era, neste tempo de Quaresma, expressar não apenas o caminho de dor e entrega vivido por Jesus em seus últimos momentos entre nós — a Paixão e Morte —, mas também dar visibilidade à temática da Campanha da Fraternidade, que neste ano refletiu sobre a ecologia integral.

    Queríamos envolver mais a sociedade, alcançar as pessoas de forma direta, para que pudessem assimilar a mensagem de fé em sintonia com os desafios do mundo atual. Por isso, entendemos essa ação como um ato profético, um gesto de fé que extrapola os limites do templo e leva a Igreja às ruas.

    Sinspumuc
    Sinspumuc

    A resposta foi muito positiva. Nossas comunidades abraçaram a proposta e demonstraram uma profunda vivência de fé e amor em Jesus Cristo. Foi, sem dúvida, uma experiência transformadora.

    Acredito que levar a Via Sacra para os bairros alcançou muito mais pessoas do que se tivéssemos permanecido apenas dentro dos quatro cantos da igreja. Foi um momento valioso e abençoado.

    Esperamos que, a cada ano, essa iniciativa alcance ainda mais corações e transforme ainda mais vidas, porque viver a fé em comunidade, em movimento, é testemunhar o amor de Cristo de forma concreta e viva.” disse o padre, Leonardo

    Segundo os padres, a via sacra itinerante na quaresma foi a possibilidade de alcançar e envolver as comunidades dos bairros e capelas da paróquia a longo de toda quaresma.

    “Iremos realizar a via sacra da Semana Santa nesta sexta-feira às 17h logo após a celebração da Paixão do Senhor”. Acrescentou o Padre Leonardo.

    Mais informações sobre datas e horários podem ser obtidas nas redes sociais da paróquia ou na secretaria paroquia.

    Via Sacra Itinerante

    A “Via Sacra Itinerante” é uma forma dinâmica e comunitária de celebrar a Via Sacra (ou Via Crucis), que é uma meditação sobre os passos de Jesus rumo à cruz. O termo “itinerante” indica que essa celebração acontece em movimento, com os participantes caminhando de estação em estação, muitas vezes por ruas, bairros ou ambientes abertos, ao invés de permanecer em um único local como acontece em igrejas.

    Ela é especialmente comum durante a Quaresma, sobretudo na Sexta-feira Santa, e pode ter características especiais, como:

    Temas sociais; algumas Vias Sacras itinerantes abordam temas da realidade atual, relacionando o sofrimento de Jesus com o sofrimento do povo (como pobreza, violência, injustiça).

    Fortalece a participação ativa, pois membros da comunidade encenam as estações, carregam a cruz, fazem leituras ou cantos.

    E principalmente desperta nos comunitários o Espírito Missionário, que ao passar pelas ruas, a Via Sacra também se torna um testemunho público da fé.

    Deixe uma resposta