Polícia Militar realiza etapa da Operação Silêncio e apreende dezenas de motos com descarga kdron.

A manhã da ultima terça-feira, dia 02 de junho, não foi fácil para os motoqueiros de Cururupu, uma guarnição da Polícia Militar realizou mais uma etapa da Operação Silêncio, que visa à realização de blitz para apreensão de motocicletas com canos de descarga kadron.

O Major Marcio, comandante do 25º Batalhão de Cururupu, têm ao longo dos meses orientando a população condutora de veículos de duas rodas para que não façam alterações em seus veículos, principalmente uma das mais comuns retirar o retrovisor e ou o cano de descarga original e colocar um kadron.

Na Operação Silêncio, os materiais recolhidos foram motos com canos kadron (escapamento que causa barulho de propósito pelo proprietário da motocicleta, por meio da modificação na moto de acordo Art. 230 CTB).

ULTRAGAZ CURURUPU
ULTRAGAZ CURURUPU

Agindo dentro de suas atribuições legais e atendendo o anseio da população Cururupuense o comando do 25°BPM realizou a blitz e outras cidades receberá também.

O comandante da guarnição 24 horas, Sargento Iraulino, disse que a operação tem uma finalidade muito importante e que gera impacto em vários setores e diminuí a poluição sonora, pois muitas pessoas tem acionado o Batalhão para denunciar as motos barulhentas.

A “Operação Silêncio”, tem por finalidade atender o pedido da população que a todo tempo procuram a policia militar para reclamar do barulho ensurdecedor de alguns canos kadron que atrapalham até em atendimentos de órgãos públicos como por exemplo hospitais, secretarias, delegacia, escolas, etc..”. Disse Iraulino

Segundo o Sargento Iraulino, na Operação Silêncio é corretiva e educativa, pois muitas informações são repassadas aos condutores dos veículos. A mesma é fundamentada nos dispositivos, Art. 98, Art. 230 incisos Xl, VII previsto no CTB (Código de Trânsito Brasileiro) e Resolução n°252 do CONAMA.

“E utilizando dos dispositivos Art. 98, Art. 230 incisos Xl, VII previsto no CTB (Código de Trânsito Brasileiro) e Resolução n°252 do CONAMA (Conselho Nacional do Meio Ambiente) foi adotada a medida administrativa cabível de retenção do veículo para regularização, vale salientar que as guarnições do 25°BPM vêm frequentemente repassando orientações para os condutores sobre adulteração de veículos que acarretam em infrações graves de trânsito, e iremos prosseguir com a atividade de fiscalização sobre a adulteração do veículo e poluição sonora”.

Estácio Pólo Cururupu
Estácio Pólo Cururupu

A Polícia Militar informa que a operação ira continuar até ser reduzida a quantidade de motos com canos kadron  e que o silêncio volte a reinar na cidade. Assim, será realizada também em outras cidades da região.

Deixe uma resposta