Município forte é município produtivo, e a Prefeita Val Cunha está investindo pesado na Agricultura Familiar mudando a vida e a história de Serrano e lança o Alimenta Brasil em Serrano do Maranhão.
A gestão da prefeita Val Cunha lançou oficialmente no município de Serrano, o Programa Alimenta Brasil, antigo Programa de Aquisição de Alimentos (PPA), do Governo Federal.
O evento contou com a participação dos 25 agricultores e agricultoras beneficiários do programa, integrantes da Secretaria Municipal de Agricultura, CRAS e membros da instancia de controle social COMSEA de Serrano.
Em Serrano são 17 mulheres agricultoras e 8 agricultores fornecendo para o município por meio do PAB, o limite por agricultor é de 12.000,00 e o investimento do programa é na ordem de 161,179,20 ao ano oriundo de emenda parlamentar.
O novo PAB, programa de aquisição de alimentos tem como finalidade ampliar o acesso à alimentação e incentivar a produção de agricultores familiares, extrativistas, pescadores artesanais, quilombolas e demais populações tradicionais.
A prefeita Val Cunha destacou os investimento que estão sendo feitos na Agricultura, a organização das cadeias produtivas, o apoio técnico nos campos de produção, assistência técnica preconizada aos agricultores e capacitação da mão de obra rural e reafirmou ainda o compromisso da gestão em assegurar adesões e parcerias com todos os programas tanto dos entes estaduais quanto federal que venham contribuir com a população de Serrano para o desenvolvimento das famílias e o crescimento econômico das comunidades.
Por meio da dispensa de licitação, o poder público por meio do PAB compra os alimentos produzidos por esses agricultores e destina a famílias em situação de insegurança alimentar, rede socioassistencial, escolas públicas, unidades de saúde, unidades de internação socioeducativas e prisionais, entre outras.