Prefeitura de Cururupu vai inaugurar Centro Municipal de Atendimento a Covid-19.

Prefeitura de Cururupu vai inaugurar Centro Municipal de Atendimento a Covid-19
Prefeitura de Cururupu vai inaugurar Centro Municipal de Atendimento a Covid-19

Com o objetivo de garantir um atendimento ainda mais direcionado a Covid-19, a Prefeitura Municipal de Cururupu, através da Secretaria de Saúde, irá inaugurar o primeiro Centro Municipal de Atendimento e Combate a Covid-19. O Local escolhido para acomodar o Centro será o prédio onde na gestão da ex-prefeita professora Rosinha funcionou o Centro de Testagem, desativado ainda em 2020 pela ex-prefeita logo após perder as eleições.

O Centro de Atendimento e Combate a Covid-19 irá prestar diversos tipos de serviços e contará com equipe médica para realizar os primeiros atendimentos, realização de Teste de COVID-19, de acordo com a necessidade, encaminhamento para demais exames complementares, prescrição de receituário para tratamento domiciliar e encaminhamento para internação.

O prefeito Aldo Lopes, destacou a importância desse serviço, principalmente num momento em que os casos estão avançando na região, para o prefeito, é necessário que todos nesse momento façam sua parte, sejam solidários e principalmente, sigam as recomendações das autoridades sanitárias.

ULTRAGAZ CURURUPU
ULTRAGAZ CURURUPU

“Vamos entregar já na próxima semana se Deus quiser este Centro que irá atender nossa população e é totalmente voltado ao atendimento a pacientes com suspeita ou diagnóstico de coronavírus, será mais uma importante ferramenta de nosso município na luta contra este vírus. Além de reduzir a circulação de pessoas com sintomas leves em outros serviços de saúde, a implantação do Centro de Atendimento, busca minimizar os impactos decorrentes da pandemia e permitir que os demais serviços de saúde do município continuem atuando em suas atividades essenciais, como acompanhamento das pessoas com doenças crônicas, pré-natal, imunização, entre outras. É fundamental garantir a continuidade do cuidado às pessoas que são acompanhadas periodicamente pelas equipes de Saúde da Família (eSF), e demais serviços de saúde do município”, destacou o prefeito.

Quem também destacou a importância da implantação do primeiro Centro Municipal de Atendimento exclusivo para paciente com a Covid-19 foi a Secretária Municipal de Saúde Luciana Setúbal Lopes.

O Centro será cadastrado junto ao Cadastro Nacional de Estabelecimentos de Saúde (CNES), em caráter excepcional e temporário, considerando o cenário emergencial de saúde pública de importância nacional e internacional decorrente do coronavírus. Luciana aproveitou para destacar algumas ações que já estão em prática e outras que serão implementadas, entre as quais ela citou por exemplo a Blitz Educativa, que neste primeiro momento terá como principal foco a consciencialização da população referente aos perigos em estarem em locais com aglomerações descumprindo as orientações sanitárias e a não utilização de máscara em locais públicos, bem como a distribuição de panfletos com informações sobre prevenção.

Haverá também a implantação de cabines de higienização em locais de maior circulação de pessoas, segundo ela, brevemente a população contará com a implantação de mais esse item de segurança para impedir o avanço do vírus.

A Secretária lembra ainda que, embora o município possua três ambulâncias, infelizmente a atual gestão recebeu apenas uma funcionando e ainda sim, de forma precária e as outras duas sem a
mínima condições de realizar o transporte, inviabilizando totalmente o processo de transferência de pacientes nesse momento difícil, mas garante que o município está trabalhando para recuperar essas ambulâncias e colocar à disposição da população.

Sobre a testagem no município, Luciana garante que todas as Unidade Básicas de Saúde possuem o Teste Rápido para COVID-19 que são realizados pelos enfermeiros conforme solicitação médica. Destacou ainda que foi criado O DISKCOVID-19 para facilitar o acesso da população a equipe
médica municipal cujo o número é 98 98411-1648.

“Estamos intensificando a vacinação, inclusive com vacinação domiciliar para pacientes acamados ou com dificuldades de locomoção. Todas as ações estão sendo divulgadas nas redes sociais da Prefeitura Municipal de Cururupu, assim como no portal da transparência, será realizado um relatório e encaminhado ao Ministério Púbico para que se estabeleça a transparência dos fatos”, disse a Secretária.

Estácio Pólo Cururupu
Estácio Pólo Cururupu

Para finalizar, Luciana afirma que, diariamente o município está buscando novas soluções para conter a pandemia e fez um apelo a população para se manterem em casa caso seja possível e que nesse momento todos precisam agir com responsabilidade, pois o município não tem recebido recurso para contenção e tratamento da COVID-19, este fato deixa extremamente preocupada a gestão municipal, pois com a escassez de recurso tudo se torna mais difícil.

Deixe uma resposta