
De acordo com o juiz Douglas Lima da Guia, idealizador do projeto, a programação terá início às 9h da manhã, na Escola Municipal de São Lucas, e também atenderá moradores da Ilha de Peru.
Serviços disponíveis
Durante a ação, serão oferecidos serviços como:
-
Emissão de documentos;

ULTRAGAZ CURURUPU -
Orientações jurídicas;
-
Casamentos e divórcios;
-
Ações de guarda e pensão alimentícia;
-
Registro de ocorrência;
-
Palestras educativas;
-
Atendimentos médicos e vacinação.
A Polícia Militar também participará da iniciativa, reforçando a segurança e aproximando ainda mais os serviços públicos da comunidade.
Reconhecimento aos parceiros
O juiz Douglas destacou a importância das parcerias firmadas, em especial com a unidade do Viva/Procon de Cururupu, coordenada pelo advogado Henrique Chaves. No final de 2018, o magistrado entregou uma Moção de Congratulações e Reconhecimento aos parceiros do projeto, incluindo o Viva/Procon, pelo trabalho ativo nas ações itinerantes.
Henrique Chaves vem se consolidando como referência regional, representando o Viva/Procon do Maranhão em solenidades oficiais e desempenhando papel fundamental para o fortalecimento da cidadania em Cururupu e região. Atualmente, o órgão já é considerado a entidade oficial apta a receber uma possível junta de expedição de carteira de trabalho no município, fruto de uma articulação entre o juiz Douglas e o vereador Daniel Louzeiro.
Justiça mais próxima do cidadão
Em entrevista ao correspondente do Blog do Claudio Mendes, o juiz ressaltou o impacto social da iniciativa:
“O projeto Justiça Itinerante visa aproximar o cidadão da Justiça, mas também da cidadania. Garantimos que o morador possa resolver seus problemas na própria localidade, de forma gratuita e com qualidade. É um trabalho coletivo, cujo maior beneficiário é o cidadão, especialmente aquele que vive na zona rural e nas comunidades praianas”, afirmou o magistrado.
Douglas reforçou ainda a expectativa positiva para esta edição:
“A expectativa é a melhor possível. Queremos ampliar o leque de atividades, consolidar parcerias com prefeituras, PROCON, cartórios, Conselho Tutelar, Ministério Público, advogados e demais instituições, para garantir os direitos fundamentais de todos os cidadãos, seja na sede ou nas localidades mais distantes.”
O evento é gratuito e aberto a toda a comunidade.





