Logo

Quilombolas fazem protesto e cobram melhorias na MA 211 que liga Bequimão ao Rio Pericumã e SINFRA emite nota..

Publicidade Victor Farma e Auto Posto Piedade

Hoje completa três dias, que moradores da zona rural do município de Bequimão, localizado no litoral norte maranhense, que moram as margem da MA-211, fecharam a estrada por falta de melhorias do governo do estado.

Os vídeos e as fotos mostram a forma como os moradores das comunidades Quilombolas estão realizando o protesto interditando a via, queimando materiais inflamados, madeiras e outros.

Posto Guará

Segundo os moradores que entraram em contato com a redação do Blog do Claudio Mendes, existe uma disparidade muito grande, pois a MA-211, que dá acesso a ponte Dr. Antonio Jorge Dino, que setá sendo construída sobre o Rio Pericumã, onde vai unir os dois municípios, de um lado Bequimão e do outro Central do Maranhão, que após o inicio das obras a estrada não recebeu melhorias que viessem a tender as necessidades dos moradores da região e com as chuvas vieram as problemáticas, que estão se tornando um verdadeiro caos.

De acordo com os relatos dos moradores da comunidade Quilombola Mafra, a estrada oferece muitas dificuldades, não só para os moradores, mas assim, como para as ambulâncias e serviços básicos que são prestados  nas comunidade.

A dona Nilde, presidente do Quilombo Mafra, deixa claro as dificuldades e cobra ações do governo do estado. A paralisação começou na terça-feira, dia 28 de julho, e os moradores lamentam a falta de estrutura e relatam como é enfrentar estrada estadual todos os dias até a cede da cidade de Bequimão, com muitos buracos, poeira entre outras dificuldades.

“Tô aqui com nossos companheiros revindicando o que é nosso, pois nós não temos aqui uma estrada digna para que a gente possa fazer os nossos transportes, na hora da doença temos dificuldade no transporte, às vezes a gente solicita uma ambulância as pessoas têm até medo de vir para esse local de difícil acesso. Então para chamar atenção do governo do estado, para ver se ele se sensibiliza, tenha consciência e compaixão com os moradores dessa região. Nós precisamos ter uma estrada digna, já temos uma obra grande que é do estado, que é a ponte que liga Bequimão a Central, estão dando continuidade lá no serviço e estão esquecendo da nossa estrada, então eu gostaria de pedir para o governador que ele tome uma providência o mais rápido possível, que ele se ponha no nosso lugar”. Revindica a quilombola.

A situação está chamando a atenção devido as reivindicações dos populares e adesão das redes sociais.

O motivo da nossa manifestação na MA-211, é que depois do início dos serviços da ponte sobre o Rio Pericumã, a firma veio para melhorar a estrada e fazer a ponte, mas até agora a estrada foi deteriorada e as autoridades e responsáveis não se manifestam. A gente só vai sair daqui quando agente tiver uma decisão definitiva o que vai acontecer, vamos ficar aqui até que alguém apareça para dar uma solução concreta, pois no mês de abril a gente chamou, eles vieram até pelas piçarreiras fomos, e alegaram que não iriam fazer devido as condições de carro entrar e agora em Julho ligamos várias vezes para lá quando chegar na hora acontece de forma diferente só vamos sair daqui dessa manifestação a partir do que a gente tenha um diálogo com o estado e as comunidades aqui”. Afirma um morador

Procuramos a prefeitura de Bequimão e para falar sobre a situação. Em uma nota a prefeitura afirma que está disponível para ajudar no que for possível.

NOTA DA PREFEITURA DE BEQUIMÃO

A Prefeitura Municipal de Bequimão tem acompanhado as reivindicações dos moradores das comunidades Ramal do Quindíua e Mafra em relação à MA 211, via estadual que interliga o Centro do município à Ponte Bequimão-Central. O prefeito Zé Martins buscou o deputado estadual Zé Inácio, que mediou o contato com o Governo do Estado, por meio da Secretaria de Direitos Humanos e Participação Popular. A equipe estadual comprometeu-se a realizar uma visita ao local das manifestações. A Prefeitura de Bequimão acompanhará os desdobramentos da situação, com disponibilidade para colaborar no que for possível.

Procuramos a Secretaria de Estado da Infraestrutura do Maranhão (Sinfra), através da Secretaria de Estado da Comunicação Social e Assuntos Políticos, do governo do estado do Maranhão para falar sobre o assunto, em nota a Sinfra, afirma que já está entrando em contato com comunidade.

NOTA DA SECRETARIA DE ESTADO DA INFRAESTRUTURA (SINFRA)

“A Secretaria de Estado da Infraestrutura (Sinfra) informa que, em relação a MA-211, já está em contato com a comunidade no local, e reforça que vai enviar uma equipe para identificar os pontos críticos e melhorar a trafegabilidade da rodovia”. Disse a secretaria de Cleiton Noleto

Vídeo




0 Comentários

Deixe o seu comentário!

  • FALE CONOSCO – 98-98465-5441

  • UPAON-AÇU CORRETORA DE SEGUROS

    UPAON-AÇU CORRETORA DE SEGUROS

    UPAON-AÇU CORRETORA DE SEGUROS

  • FAÇA JÁ SEU PLANO DE SAÚDE, PARA SUA EMPRESA E SEUS FAMILIARES. LIGANDO PARA (98)98822-0303 / ZAP: 99161-1878 FALAR COM COM CARLOS CAMELO

    UPAON-AÇU CORRETORA DE SEGUROS

    UPAON-AÇU CORRETORA DE SEGUROS

  • FRANCISCO BASTOS OU BASTOS DO IBGE

  • ESCOLA RAIO DE LUZ AGORA EM MIRINZAL

    ESCOLA RAIO DE LUZ

    ESCOLA RAIO DE LUZ

  • PROFESSOR JOSEAN ALMEIDA

    PROFESSOR JOSEAN ALMEIDA
  • ESCOLA IESTEC

    ESCOLA IESTEC

    ESCOLA IESTEC

  • Alex Comunicador