Logo
  • Representantes das paroquias do Litoral Maranhense participam do Simpósio Regional de Missiologia na Diocese de Bacabal

    Postado Por: Claudio Mendes
    Data da Publicação: 06 de setembro de 2018
    Fonte: Redação

    Foto Repodução
    Aconteceu na Paróquia Sant’Ana e São Joaquim, da Diocese de Bacabal- MA, nos dias de 31 de agosto a 02 de setembro de 2018 o I Simpósio Missionário do regional Nordeste 5. O Simpósio é um evento que foi articulado pelo COMIRE NE 5 (Conselho Missionário Regional Nordeste 5), estiveram presente as 12 Dioceses do Maranhão, com o Tema: “Missionariedade da Igreja no Maranhão” e o Lema: “Enviou os seus discípulos para onde Ele mesmo deveria ir” (Lc 10,1). Este Simpósio teve como finalidade fazer memória da caminhada missionária da igreja no Maranhão; levantar os principais desafios para a caminhada missionária; aprofundar os fundamentos da missão a partir da Palavra de Deus e de documentos da Igreja, com destaque para o pontificado do Papa Francisco e encontrar caminhos e luzes para que o Regional NE 5 seja cada vez mais missionário.

    Estiveram presentes delegados das 12 dioceses do regional Nordeste 5 do Maranhão. A Diocese de Pinheiro esteve representada por 18 leigos dos setores da diocese dentre eles o setor Bacuri que é composto pelas paróquias São Jorge Areia Branca representado pelo professor Roberto Pestana. São João Batista representada por Mary Delma do Nascimento, São Paulo apóstolo de Serrano do Maranhão, São Sebastião de Bacuri e Santíssimo Salvador de Apicum Açu ambas com 1 representante. Foi feita uma avaliação missionária de caminhada da igreja católica particular do Maranhão.
    O simpósio reuniu 450 participantes entre eles: leigos e leigas, padres, religiosos e religiosas, 9 bispos do Regional, Padre Mauricio Jardim, Diretor das Pontifícias Obras Missionárias (POM) e dois Representantes da Associação das Santas Missões Populares: Raimundo Almeida Vice Presidente e Simone Sarmento representante da equipe nacional das SMP.

    A Diocese de Bacabal foi a grande responsável pelo acolhimento de todos os participantes. Na partilha de experiências das 12 dioceses (Bacabal, Balsas, Brejo, Caxias, Carolina, Coroatá, Grajaú, Imperatriz, Pinheiro, São Luís, Viana e Zé Doca), 80% vivenciam ou já vivenciaram a experiência das Santas Missões Populares como instrumento de animação missionária.

    Em seguida, o Monsenhor Raimundo Possidônio da Arquidiocese de Belém, especialista em história, falou da missão no Pará e Maranhão. Padre Mario, Doutor em Teologia, professor da PUC/Rio de Janeiro, discorreu sobre os fundamentos da missão e fortalecimento das convicções missionárias.

     

    0 Comentários

    Deixe o seu comentário!