O professor e ex-vereador, Roberto Pestana que estava em função comissionada como diretor geral da escola Nelson Elesbão Machado do bairro de Areia Branca. Mas agora Roberto Pestana é ex-diretor geral, da escola, onde o mesmo faz parte do quadro de professor há anos.
A notícia da decisão de Roberto Pestana pedir a exoneração pegou muitas pessoas de surpresa, pois as pessoas não esperavam tal decisão devido à funcionalidade da escola mediante as tantas dificuldades que passa a educação em geral.
Roberto Pestana muito comprometido e reto com a legislação, esta aguardando só a apresentação do novo diretor da escola para fazer a transição de cargo, muito professores e servidores da educação, assim como pais e responsareis dos alunos lamentam a saída do professor Roberto, mas acreditam que o professor Reginaldo Oliveira será o novo gestor, isso devido já conhecer a estrutura e está ao lado de Roberto Pestana ao longo dos últimos meses e ter o tino para dar continuidade ao trabalho, humanizado e envolvendo que Roberto Pestana fazia.
A decisão é estranha para algumas pessoas, pois Roberto Pestana tem demonstrado postura firme e segura de suas ações frente à sociedade crítica e exigente ao mesmo tempo, pois deixou a vereança no momento certo e agora deixa a gestão da escola, onde voltará a atuar como professor.
O fato é que na justiça, Pestana ganhou uma redução de carga horária, saindo de 40 horas, como gestor (cargo comissionado) para 10 horas, professor com carga horária reduzida, considerando a idade de 58 anos, bem como, o tempo de serviço em sala de aula, que está a completar 37 anos, tudo em conformidade com o Plano de Cargos Carreira e Salários do Magistério, do Município de Cururupu.
Fator tal vez vital para a tomada de decisão. O que na visão de muitas pessoas acaba fraquejando os espaços do seu irmão José Francisco Pestana e do seu sobrinho, o vice-prefeito Gustavo Pestana, as cobranças para justificar a saída são grandes. Mas Roberto é focado, livre e determinado, e decidiu deixar a função e focar em seus estudos e seu trabalho social frente à igreja e por outro lado a gratificação de diretor não é vantajosa.
Mas, têm rumores que não podemos dá tantos créditos, que o motivo seria algumas incompatibilidades entre a forma organizada de trabalho da escola Nelson Elesbão Machado e a falta de assistência da secretaria de educação com a escola que após a visita dos vereadores veio à tona a possível falta de merenda e outras estruturas etc.
A Secretaria Municipal de Educação admite que o professor Roberto Pestana pediu exoneração, e que o prefeito Aldo Lopes, já têm um nome pensado para a gestão da escola, mas até na outra semana a pessoa deverá ser empossada para gestar a escola, dentro do processo de transição. Mas o diretor adjunto estará respondendo interinamente, até que o nome seja apresentado. O secretário de Educação, professor João Braga lamentou a decisão do professor Roberto em deixar a direção da escola.
A Secretaria de Educação, afirma que a decisão foi pessoal do professor Roberto Pestana e não tem ligações com as falas direcionadas à escola nos últimos dias, e que apenas foi uma consciência de fatos.