O secretário Ramiro Saif destacou que a responsabilidade sobre o período de 2001 a 2012, quando a suposta equipe foi criada, cabe à gestão municipal daquela época.
APICUM-AÇU, MA – Em resposta à recente polêmica nas redes sociais, a Secretaria Municipal de Saúde de Apicum-Açu, sob a gestão do secretário Ramiro Saif, divulgou uma nota de esclarecimento para a população. A controvérsia surgiu a partir da circulação de uma informação sobre a existência de uma Unidade Básica de Saúde (UBS) cadastrada desde 2001 na comunidade de Cajual dos Pereira.
De acordo com o comunicado da secretaria, embora o cadastro da UBS seja de fato de 2001, a unidade nunca foi ativada na gestão atual. A nota explica que, sem uma equipe de saúde e sem produção de serviços, não é possível o Ministério da Saúde liberar recursos para custeio da unidade. O secretário Ramiro Saif destacou que a responsabilidade sobre o período de 2001 a 2012, quando a suposta equipe foi criada, cabe à gestão municipal daquela época.
Regularidade e Transparência
A Secretaria de Saúde reforçou em sua nota que o município de Apicum-Açu possui apenas seis unidades básicas de saúde ativas. A gestão também ressaltou que todas essas unidades passaram por uma auditoria do DENASUS (Departamento Nacional de Auditoria do SUS) em 2018, que não encontrou irregularidades.
ULTRAGAZ CURURUPU
O objetivo da nota é tranquilizar a população e combater a desinformação que estava se espalhando, reiterando o compromisso da gestão com a transparência e a regularidade dos serviços de saúde no município.
Sinspumuc
Leia a nota a Íntegra…
NOTA DE ESCLARECIMENTO
A Secretaria Municipal de Saúde de Apicum – Açu esclarece em relação à notícia em redes sociais sobre a UBS de Cajual que:
Embora exista o cadastro realizado em 2001, nunca houve ativação desta UBS durante a nossa gestão. Entende – se como uma UBS ativa aquela que é composta por uma equipe de profissionais e que realiza produção.
Outrossim, sem equipe e sem produção não há disponibilidade de envio de custeio(recurso ) por parte do Ministério da saúde para esta UBS.
Quanto ao período de 2001 a 2012 cabe a gestão da época prestar esclarecimentos sobre aquela equipe criada por eles.
Portanto, a gestão municipal de saúde reafirma que no nosso município possui apenas 6 unidades básicas de saúde, são elas:
Unidade Básica de Saúde Nossa senhora de Fátima
Unidade Básica de Saúde de Tabatinga
Unidade Básica de Saúde de Turirana
Unidade Básica de Saúde de Cabiceira
Unidade Básica de Saúde de Caruaru
Unidade Básica de Itereré
Vale ressaltar que, todas as Nossas Unidades passaram em 2018 por auditoria do DENASUS – Departamento Nacional de Auditoria do SUS comprovando que nada existe de irregularidade de ativação em nossas UBS.
Finalizamos, repudiando insinuações levianas, com o único intuito de tentar desestabilizar as instituições deste município.
Colocamos – nos a disposição para esclarecimentos de eventuais dúvidas.
Ramiro Saif
Secretário Municipal de Saúde de Apicum – Açu (MA).