Logo
  • Sedel lança identidade visual do JEM’S/ PARAJEM’S 2023.

    Victor Farma - Conheça nossa história em nosso Instagram

    Fotos: Divulgação Sedel

    Fotos: Divulgação Sedel

    Na última quinta-feira(20), Secretaria de Estado do Esporte e Lazer (Sedel), lançou oficialmente a identidade visual dos Jogos Escolares Maranhenses (JEM’s) e anunciou a inclusão de novas modalidades esportivas para edição de 2023.

    O anuncio foi feito durante uma coletiva de imprensa realizada no auditório do Edifício João Goulart, Centro, que contou com a presença de vários veículos de comunicação.

    Fotos: Divulgação Sedel

    Fotos: Divulgação Sedel

    De acordo com a Sedel, os Jogos Escolares Maranhenses já se consolidaram como o maior evento do esporte educacional do Maranhão e também o 4º maior de todo Brasil. Além de incentivar a prática da atividade física no ambiente escolar, revela talentos e habilidades esportivas em crianças e adolescentes.

    ULTRAGAZ CURURUPU

    ULTRAGAZ CURURUPU

    “Apresentamos com muito carinho a marca oficial dos jogos, que teve uma construção coletiva, junto com os gestores municipais do Estado, que enviaram suas sugestões para a nossa assessoria. Também anunciamos hoje muitas novidades para o JEM’s e ParaJEM’s, com a inclusão de novas modalidades esportivas, que vão enriquecer mais ainda o nosso evento”, afirmou o secretário de Esportes, Naldir Lopes.

    Construção da Marca

    A marca oficial dos jogos teve uma construção coletiva, junto com os gestores municipais que enviaram suas propostas para identidade visual. Todos os modelos enviados pelos municípios de Buriti Bravo, Rosário, Colinas, Itapecuru e Presidente Vargas, foram analisados pelo governador Carlos Brandão, que escolheu elementos de cada uma delas, para servir de base ao que foi apresentado na coletiva.

    Novidades

    Entre as novidades que foram apresentadas durante a coletiva de imprensa, está a estreia de novas categorias como o triatlo e o tiro com arco, além de uma competição experimental do skate, que terá um espaço especial para ser realizada dentro da programação do evento. No ParaJEM’s, como nova modalidade há o halterofilismo. Ao todo, serão 15 modalidades de disputas individuais e 4 coletivas para crianças e adolescentes na faixa etária de 12 a 17 anos, e 15 modalidades esportivas para pessoas com deficiência.

    O presidente da Federação Maranhense de Arco e Flecha, José Ricardo Gomes, falou da importância da inclusão da modalidade nos jogos. “Ficamos muito felizes com a inclusão do tiro com arco no JEM’s e isso é muito significativo para o crescimento do esporte no Maranhão. Já estamos conversando com a Sedel para alinhar a melhor forma de fornecer os materiais adequados aos atletas e definir as categorias que serão disputadas”, disse

    Já o vice-presidente da Federação Maranhense de Triatlo, Alexandre Nina, discorreu sobre a realização da modalidade. “O triatlo vem como novidade e a Federação vai somar com a Secretaria no sentido de dar suporte na organização das provas, que inclui percursos de corrida, ciclismo e natação e ofertar aos atletas o máximo de segurança durante a realização do JEM’s”, afirmou.

    O coordenador paradesporto da Sedel, José Henrique de Azevedo, conhecido como professor Mangueirão, destacou o impacto positivo do esporte para pessoas com deficiência. “O  ParaJEM’s tem uma grande importância na vida das crianças e adolescentes com deficiência, já que faz a inclusão social desse público, possibilita a socialização e qualidade de vida e saúde através do esporte. Aqui na Sedel já realizamos um trabalho importante e nos jogos escolares, teremos 15 modalidades, que inclui o halterofilismo, que soma como diferencial deste ano”, disse o coordenador do setor de Paradesporto.

    Estácio Pólo Cururupu

    Estácio Pólo Cururupu

    Além das novas modalidades, a edição de 2023 dos Jogos Escolares  teve a adesão de 112 municípios, 22 para o ParaJEM’s e 12 solicitações para sediar as etapas regionais. Neste ano, três municípios que participam pela primeira vez dos JEM’s: Maranhãozinho, Monção e Tufilândia.

    0 Comentários

    Deixe o seu comentário!