• Trabalhadoras rurais de Serrano participam de seminário estadual sobre fortalecimento da cidadania e produção rural

    O prefeito Maguila reforçou que a participação das agricultoras é resultado do trabalho desenvolvido em sua gestão

    Serrano (MA) – Entre os dias 26 e 30 de novembro, quatro trabalhadoras rurais de Serrano do Maranhão, acompanhadas por representantes da Secretaria Municipal de Agricultura, participaram, em São Luís, do seminário “Fortalecimento da Cidadania e Organização Produtiva de Trabalhadoras Rurais Maranhenses”, promovido pela Secretaria de Estado da Mulher.

    ULTRAGAZ CURURUPU
    ULTRAGAZ CURURUPU

    O encontro reuniu mulheres de diversas regiões e teve como objetivo mobilizar e capacitar grupos produtivos de 1.560 trabalhadoras rurais distribuídas em 52 territórios de cidadania. A proposta é fortalecer a autonomia econômica feminina e incentivar seu protagonismo na economia rural.

    Sinspumuc
    Sinspumuc

    Durante o evento, foram discutidos temas como formalização de contratos de compra de produtos oriundos de coletivos de mulheres, políticas públicas de incentivo à produção e estratégias de organização comunitária.

    A secretária municipal de Agricultura de Serrano, Letícia Mandu, destacou a importância do encontro:

    “Foram dias de debates intensos, nos quais as mulheres puderam refletir sobre seu papel, desafios e o impacto da política territorial. É fundamental que elas ocupem esses espaços de decisão e articulação para levar suas demandas”, afirmou.

    O prefeito Maguila reforçou que a participação das agricultoras é resultado do trabalho desenvolvido em sua gestão:

    “Temos hoje uma grande oportunidade de dar prosseguimento e fortalecer essa agenda. É um passo essencial para garantir capacitação, mobilização e organização dos grupos produtivos femininos”, disse.

    A iniciativa, amparada pela Política de Desenvolvimento Territorial da Cidadania, permite traçar um diagnóstico da realidade das mulheres rurais, identificar barreiras de acesso a políticas públicas e estimular ações de auto-organização e assistência técnica, ampliando as oportunidades de inserção no mercado e de fortalecimento das comunidades.

    Deixe uma resposta