• UP do IEMA de Cururupu inicia ano letivo com uma grande recepção e muita alegria.

    Alunos novos
    Alunos novos

    A última segunda-feira (3), foi um dia marcante para os alunos do Instituto Estadual de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão (IEMA), Unidade Plena de Cururupu. Como se sabe, o primeiro encontro com a escola é sempre motivo de ansiedade e muitas expectativas. Para fazer os alunos entrarem no modelo IEMA-UP de Cururupu, alunos, direção, professores e equipe protagonistas receberam os novatos por meio de uma ação chamada Acolhimento.

    Com quase dois anos de atividades, a Unidade Plena do IEMA de Cururupu sobre a coordenação da Gestora Geral Marileide Costa e Administrativa de Fábio Santos, com uma equipe técnica de qualidade e referenciada a entidade de ensino continua gerando expectativas positivas. E oferece quatro cursos técnicos para população da região do litoral, sendo eles: Curso Técnico em Serviços Jurídicos, Técnico em Meio Ambiente, Técnico em Manutenção e Suporte em Informática e Técnico em Alimentos.

    Os alunos que estudam desde o início das atividades escolares, falam que as expectativas são correspondidas, e assim, afirmam os novos alunos, que chegam cheios de duvidas, curiosidades, sentimento de pertencimento e vontade de estudar, fazer e mudar suas histórias.

    ULTRAGAZ CURURUPU
    ULTRAGAZ CURURUPU
    Sonia Carvalho
    Sonia Carvalho

    O IEMA é uma escola padrão de qualidade em Cururupu, oferecendo educação de qualidade e ainda possibilita que nossos filhos fiquem pertos de nós, pois se não fosse o IEMA, hoje a minha filha Noely Vitoria, que está cursando técnico em serviços jurídicos, estaria estudando em São Luís, onde tudo seria mais caro e dependioso, afirma a empresária Sonia Carvalho.

    “O IEMA tem ensino de qualidade, uma instituição seria e nós tivemos esse privilégio de termos essa instituição aqui em Cururupu e a oportunidade de estarmos oferecendo o melhor para os nossos filhos, pois no caso de Noely Vitoria, se não fosse o IEMA, eu teria que mandar ela para São Luís, eu vejo, e tenho o entendimento, que o IEMA é uma instituição de competências, por isso eu escolhi o IEMA para minha filha”. Afirma Sonia Carvalho

    Noely Vitória
    Noely Vitória

    O curso de serviços jurídicos é um dos mais procurados, e foi o escolhido pela adolescente Noely Vitória, de 15 anos, que não esconde a ansiedade, e diz que o modelo do IEMA faz despertar nos adolescente a vontade de estudar em uma escola diferenciada. Pois cada aluno fala da instituição como uma forma de libertação de paradigmas e mergulho no futuro promissor através da educação.

    “Com a chegada do IEMA, a minha mãe falou que ela queria para eu ficasse em Cururupu. Eu fico muito admirada que os alunos do IEMA, eles não ficam mais presos como eles eram antes, eles aprenderam a ter voz, a falar e levar para os outros alunos que estudam nas outras escolas que talvez venham para o IEMA, eles transmitem um desejo de vir para cá, uma curiosidade de como vai ser aqui, pelo fato como os alunos falam, demonstrando e como eles mudam na sociedade”. Disse Noely Vitoria.

    Caroline
    Caroline

    Quem está muito ansiosa é a Caroline dos Santos, de 14 anos da cidade de Apicum-Açu, que está no curso técnico em serviços jurídicos, ela busca crescer obtendo mais conhecimento no IEMA. “Na verdade quando a minha prima veio estudar no IEMA, minha família estava querendo muito isso e eu também achei que era uma escola mais desenvolvida e que tem um aprendizado melhor para mim, eu chego cheia de expectativas, com um ensino inovado, com coisas novas, matérias novas, fazer novos amigos e aprender a me virar só, aprender mais um pouco aqui. Vou tirar todas as minhas dúvidas e aprender mais com cada um que está aqui nesta escola”. Disse Caroline Araújo dos Santos.

    Julinaldo

    Uma escola eficiente é uma escola de competências, assim define o professor Julinaldo dos Santos, pai da Caroline Araújo dos Santos, e eu acredito trabalho de educação do IEMA, que está servindo de exemplo, por ser uma escola diferenciada.

    “Vemos que a escola foge dos padrões das escolas públicas, realmente percebemos que os alunos vão ter o tempo todo na escola, vão ter mais tempo de ficar estudando os materiais, evoluindo e sendo acompanhados em seus estudos, ou seja, é uma forma de estar preparando melhor nossos alunos. Eu acredito neste perfil de trabalho, eu sou professor de escola pública, e eu vejo que um dos grandes entraves é o aluno ficar ocioso no contra turno, mas, uma vez que ele fica o dia todo na escola, eu acredito que ele se prepara melhor”. Confirmou Julinaldo dos Santos

    Alunos novos
    Alunos novos

    ANÚNCIO

    Durante o acolhimento o reitor do IEMA, Jhonatan Almada, anunciou que o Instituto realizará o maior evento de robótica e a mais antiga competição de futebol de robôs do mundo, o RoboWorldCup, organizado pela Federação da Associação Internacional de Esportes (FIRA). Neste ano, a edição mundial da FIRA RoboWorldCup 2020 que aconteceria no Irã, será no Brasil e terá o Maranhão como sede. Ao todo mais de 200 equipes de 25 países participarão do evento que acontece de 8 a 14 de agosto.

    A competição foi fundada em 1996, na Coréia do Sul, e será realizada no Brasil por meio da cooperação técnica firmada entre o IEMA e o Centro Universitário Eniac de Guarulhos/ São Paulo, que são as representantes oficiais da Federação no país.

    Uma resposta

    1. Parabéns para todos os alunos e professores do IEMA . Neste início de 2020, desejo-lhes um ano de muito estudo e muitas leituras de bons livros. Eu sou a prova viva de uma pessoa que estudou no Colégio Dom Bosco em Cururupu, graduação em Física na UFRJ, mestrado e doutorado na USP, livre docência na UNESP e sou professor Adjunto na UNESP de Ilha Solteira-SP. Cordialmente, Edinilton.

    Deixe uma resposta