Logo
  • Vereadora participa das comemorações de 182 anos da Policia Militar.

    Publicidade Victor Farma e Auto Posto Piedade

    Foto Reprodução
    O comando do 25º Batalhão da Polícia Militar sediado em Cururupu, realizou no último domingo (17), a Formatura alusiva ao aniversário de 182 anos da Polícia Militar no Maranhão. 
    O evento em Cururupu, faz parte das comemorações de 182 anos da Polícia Militar, que segue sendo celebrado em todo o estado, data esta que é muito representativa para os militares, onde já houve até exposição na capital do acervo militar do estado.
    Em Cururupu a cerimônia aconteceu na Igreja Quadrangular, onde obedeceu todo o ritual militar e serviu para que se fizessem reflexões sobre os trabalhos evolutivos da policia militar no Maranhão e na área de abrangência do 25º BPM.
    A vereadora Mulher Maravilha também participou da cerimônia, e constatou que as polícias fazem bons serviços no combater a criminalidade, e que a sociedade reconhece os trabalhos, pois a população depende de instituições fortes e atuante onde a polícia militar está no topo por fazer um trabalho preventivo. Maravilha parabenizou a todos os militares.
    Em Cururupu a PMMA, se efetiva em seus mais alto grau com a criação e implantação do 25º Batalhão de Polícia Militar de Cururupu foi instituído através da Lei 10.669 de 29 de agosto de 2017. E comandado pelo Major Claudio e o Tenente Breno que participaram ativamente da cerimônia.
    Major Claudio falando das ações e orientando os PM’s
    Historia da Policia Militar no Maranhão
    A Polícia Militar do Maranhão foi criada através da Lei Provincial nº 21 de 17/06/1836, com o nome de “Corpo de Polícia da Província do Maranhão”; constituída por um Estado-Maior e 04 (quatro) Companhias de Infantaria, totalizando 412 policiais, sendo o seu efetivo composto por Major (Comandante), Alferes (Ajudante), Sargento (secretário) e Sargento (quartel-mestre).
    A instituição ao longo de 115 (cento e quinze) anos recebera várias denominações, tais como, “Corpo de Segurança Pública”, “Corpo de Infantaria”, “Corpo Militar do Estado”, “Batalhão Policial do Estado”, “Força Policial Militar do Estado”, “Brigada Auxiliar do Norte” e “Polícia Militar do Maranhão”, em 1951. 
    A interiorização começou a partir de 1841, com a Lei nº 110, de 28 de agosto, que criou o “Corpo de Guardas Campestres”; seguida da Lei nº 872, de 05 de abril de 1920, que fixou o efetivo de 250 (duzentos e cinqüenta) policiais para o sertão maranhense. Entretanto, a partir de 1966, com a Lei nº 2704, de 12 de outubro, além da criação da Companhia Escola, foram criados ainda, 02 (dois) Batalhões de Polícia (BPM): o 1º BPM e o 2º BPM, responsáveis respectivamente pelo policiamento da capital e do interior do Estado.
    A primeira turma de oficiais PM, com Curso de Formação de Oficiais (CFO), formou-se em 1966, na Academia de Polícia Militar do Estado de Minas Gerais; daí em diante tivemos formações em outras Academias de diferentes Estados, tais como: Ceará, Bahia, Pernambuco, Rio Grande do Sul, Rio de Janeiro, Paraná, Pará e Goiás. Com a criação da Academia de Polícia Militar do Maranhão, através da Lei 5657, de 1993, passamos a formar oficiais, tendo a primeira turma 29 (vinte e nove) Aspirantes a Oficial, declarados em 22/12/1995.

    A PMMA
    Ao longo dos seus 182 anos, a PMMA cumpriu missões constitucionais e se consolidou como um dos sustentáculos do Estado Democrático de Direito, inspirada no mais absoluto respeito à vida, à integridade física e à dignidade da pessoa humana. Em permanente integração com a sociedade, preserva a ordem pública e promove a proteção e o auxílio ao cidadão, à comunidade e ao patrimônio.
    A Polícia Militar está presente nos 217 municípios maranhenses e atualmente é comandada pelo Cel PM Jorge Allen Guerra Luongo.
    Possui três grandes Comandos de Policiamento de Área Metropolitana; um Comando de Segurança Comunitária; um Comando de Policiamento Especializado, localizados na capital e no interior; oito Comandos de Policiamento de Área, distribuídos entre Batalhões, Companhias Independentes e Destacamentos Policiais, executando as mais diversas modalidades de policiamento (motorizado, montado, de mananciais, aéreo e a pé).
    Possui, também, em seus quadros administrativos, as Diretorias e Seções, que dão o suporte na logística e no assessoramento para a atividade fim e no processo decisório.

    ÓTICA PROVISA CURURUPU - Rua Getúlio Vargas Nº 03 Centro Fone: 984966011

    AGENDE A SUA CONSULTA NA ÓTICA PROVISA CURURUPU - Rua Getúlio Vargas Nº 03 Centro Fone: 984966011



    0 Comentários

    Deixe o seu comentário!