Logo

6 novos médicos chegarão a Cururupu até o dia 14, garante a coordenadora da Atenção Básica Borges ao lado da prefeita Rosinha.

Publicidade Victor Farma e Auto Posto Piedade

Postado Por: Claudio Mendes
Data da Publicação: 08 de dezembro de 2018
Fonte: Redação Com Informações do Site da prefeitura de Cururupu

Foto Reprodução

Posto Guará

Auto Posto Piedade Semana da Patria
A Coordenadora da Atenção Básica do município de Cururupu, Raquel Borges que está respondendo interinamente pela Secretaria Municipal de Saúde, participou do programa Show da manhã, apresentado pelo locutor Rejanio Cesar na rádio comunitária Alvorada FM na semana passada. A Secretaria Municipal de Saúde anunciou a população a chegada de seis novos médicos que substituirão os médicos cubanos no programa Mais Médicos do governo Federal, programa em execução nos municípios brasileiros. 
A saída dos médicos cubanos se dá por decisões de governo entre os dois países. De acordo com a coordenadora municipal, os médicos brasileiros têm até o dia 14 de dezembro para se apresentarem para que a secretaria municipal de saúde faça a validação dos profissionais junto ao programa, e aí, eles iniciam as atividades. Segundo a coordenadora vários médicos já fizeram contatos.

A política de assistência e garantia à saúde no município de Cururupu é uma das grandes prioridades da gestão da prefeita professora Rosinha, as vésperas de completar dois anos de gestão, a prefeitura tem levado inúmeras campanhas todos os meses e intensificado todos os serviços e atendimentos aos lugares mais distantes, garantido a população da sede, zona rural e ilhas, atendimento. Uma das formas que os  serviços chegam as ilhas, são os mutirões de saúde que acontecem por meio do município e algumas vezes em parceria com o Estado.
São realizados testes rápidos, aferição de Pressão, consultas laboratoriais, atendimento odontológico, vacinas, acompanhamento da saúde da mulher, Psicólogos, Fisioterapeutas, Nutricionistas, Massoterapeuta, Educador Físico, Enfermeiros, Assistente Social entre outros fazem parte das equipes, cuidar das pessoas essa é a recomendação dada pela prefeita prof Rosinha, além das ações de rotina e que são pactuadas junto ao ministério da saúde
A Coordenadora da Atenção Básica lembrou uma das primeiras ações da prefeita Rosinha ao assumir o município, reaparelhar a Urgência e Emergência, dar condições e ambiente para quem trabalha e quem busca atendimento no SPA. As novas instalações do Serviço de Pronto Atendimento (SPA), funcionando no prédio da Santa Casa garantem mais conforto para a população, mais segurança com médicos 24 horas, plantonistas, equipe de enformagens, condições dignas de tratar nosso povo.
A aquisição de uma ambulância em parceria com o governo do estado e a recuperação da que foi encontrada no município da agilidade ao atendimento, são duas prestando serviços a comunidade, aquisição de uma Vam para o TFD, Tratamento Fora do Domicilio é outro grande marco na saúde, dignidade para o translado dos pacientes que fazem hemodiálise no macro-regional de Pinheiro, assim como os pacientes atendidos pelas cotas disponibilizados para o município.
A prefeitura realizou reparos na estrutura de algumas UBS’s, Postos de Saúde, com correção de tetos, pinturas, janelas, mobília como exemplo Posto de Saúde de Areia Branca, Bairro de Fátima e Barreiro. Raquel Borges, lembrou o laboratório municipal encontrado sem funcionamento a mais de quatro anos, hoje funcionando normalmente com uma cota aproximada de 80 a 100 exames semanais.
Cururupu tem Quatro UBS’s na sede, cinco UBS’s na zona rural e uma na Ilha de Guajerutiura, além dos postos de saúde totalizando 29, todas as 12 ilhas têm a cobertura e assistência de saúde, são 13 equipes de saúde de estratégia da família, duas equipes de agentes de saúde, duas equipes Nasf – Núcleo Ampliado de Saúde da Família, três equipes de Saúde Bucal e o Centro de Especialidades Odontológicas (CEO), todos em funcionamento de segunda a sexta-feira.
A prefeitura de Cururupu vem trabalhando com responsabilidade e em regime de parcerias entre suas secretarias e a comunidade, resultando em avanços e melhores condições de vida para a população.




0 Comentários

Deixe o seu comentário!