Morre aos 84 anos, Afonso Godinho, ex-vice prefeito e secretário de obras de Cururupu.

Afonso Godinho

Faleceu na noite desta quarta-feira, dia 08 de abril, na capital São Luis, o ex-vice prefeito e secretário de obras de Cururupu, Afonso Celso Magalhães Godinho, carinhosamente chamado de Afonso Godinho. Afonso foi vice-prefeito na primeira gestão do ex-prefeito, ex-deputado estadual e aliado político José Amado de 1983 a 1988, onde naquela época o mandato foi alongado para 6 anos. A prefeita Professora Rosinha emitiu uma nota de pesar e decretou luto oficial.

Afonso tinha 84 anos, e uma vida bem pacata em Cururupu, também já vinha doente à algum tempo e teve que ir para a capital São Luis, onde veio a falecer deixando uma história de amizades, ações com muitos serviços prestados e uma inteligência política muito respeitada. O Corpo de Afonso está sendo velado em São Luis, onde será sepultado.

Afonso disputou as eleições municipais á prefeito de Cururupu em 1988 contra Wilson Carvalho, sendo apoiado pelo médico, ex-prefeito e deputado estadual José Amado, mas não conseguiu vencer, já nas eleições de 1992 disputou a prefeitura contra o ex-prefeito Valdir Ribeiro, que tinha o apoio do médico Wilson Carvalho que foi ex-prefeito e ex-deputado estadual, onde o Valdir Ribeiro foi eleito pela primeira como prefeito de Cururupu.

ULTRAGAZ CURURUPU
ULTRAGAZ CURURUPU
Afonso Godinho, Gracilene Teixeira da Costa, Seu Bié Morador de Aliança – Durante Pesquisa de Campo para UFPA

Afonso ajudou Zé Amado a conquistar duas vitórias sobre o grupo do Wilson Carvalho e exerceu a função de secretário de obras por 8 anos. Nas gestões do ex-prefeito, Zé Amado, de 1997 à 2004, totalizando oitos anos. Afonso Godinho foi secretário de obras e sempre esteve junto das articulações para ver a cidade crescer.

Afonso foi um dos herdeiros da fazenda Aliança, conquistando amizades na comunidade que já tinha sido fazendo de seus pais. Afonso tem uma história administrativa na comunidade de Aliança, que segundo pesquisa da Universidade Federal do Pará, entre os anos de 1974 à 1981, Afonso administrou a Fazenda Aliança passando a manter diálogo com os moradores da comunidade de forma amigável.

A prefeita Professora Rosinha emitiu uma nota de pesar e decretou luto oficial. Assim várias autoridades e lideranças políticas, da comunicação e empresários estão lamentando a morte de Afonso Godinho. O vice-prefeito de Cururupu, Ribamar Santos (Marajá), usou uma rede social para destacar o papel importante de Afonso a sociedade e seu caráter. “Grande homem. Exemplo de vida, trabalho, honestidade e amizade. Que Deus conforte a sua família e amigos neste momento de tristeza e dor”. Comentou Ribamar Santos

A prefeitura de  Cururupu, através da prefeita Professora Rosinha, divulgou uma Nota de Pesar e Decretou Luto Oficial de Três Dias pelo falecimento do ex vice prefeito e secretário de obras, Afonso Godinho, ocorrido na última quarta-feira, dia 08 de abril e já há algum tempo vinha travando lutas com problemas de saúde. O velório e sepultamento do corpo de Afonso Celso Magalhães Godinho aconteceu em São Luis.

Nota de Pesar

“Neste momento de dor, a Prefeitura Municipal de Cururupu solidariza-se com seus familiares manifestando votos de pesar pela perda deste grande homem, grata pela dedicação e trabalho prestado pelo amigo Afonso Godinho ao Município. “Lamento muito a morte do ex-vice-Prefeito Afonso Godinho. Homem sério, íntegro, honesto, trabalhador, pai de família e amigo. Sua partida deixa uma grande lacuna em nossa cidade, que deve muito a ele por tudo que lutou e fez pelo Município e região. Hoje seu coração não bate mais neste mundo, mas você será sempre recordado como um grande homem. Homem íntegro, de conduta ilibada, de poucas palavras e de grandes gestos de solidariedade que serão sempre lembrados por alguém que bateu à sua porta, e recebeu a mão amiga estendida. Pessoa bondosa de trato fácil e de muitas amizades. A todos da família e amigos nossos sinceros sentimentos. Grande abraço”. Prefeita professora Rosinha e equipe de Governo Municipal”. Finda a Nota

A Prefeita Professora Rosinha destacou que foi com profundo pesar a Prefeitura Municipal de Cururupu recebeu a noticia do falecimento do cururupuense Afonso Celso Magalhães Godinho, e decretou Luto Oficial de Três Dias em todo os território municipal.

Afonso Godinho ocupou o cargo de vice-Prefeito de Cururupu e Secretário Municipal de Obras do município, entre os anos de 1983 a 1988 e 1997 a 2004 respectivamente. Afonso Godinho tinha 84 anos, nasceu em 21 de fevereiro de 1936, era um dos herdeiros da fazenda Aliança.

A Prefeita professora Rosinha decretou três dias de luto oficial no Município.

Estácio Pólo Cururupu
Estácio Pólo Cururupu

Colaboração;  Nilmar Ribeiro, Rejanio Cesar, Orlando Belém e Adaildo Borges

2 respostas

Deixe uma resposta