Logo

Barulho de moto com cano kadron gera transtorno para moradores.

Publicidade Victor Farma e Auto Posto Piedade

Postado Por: Claudio Mendes
Data da Publicação: 14 de fevereiro de 2019
Fonte: Redação
Foto Reprodução da Internet
O escapamento usado para turbinar as motos pode provocar ruído nocivo, dependendo do tempo de exposição.
A região do litoral maranhense tem uma expressividade de motocicletas e uma prática comum entre os motociclistas tira o sossego dos outros: a troca do escapamento. A barulheira é um dos piores ruídos e que mais incomodam pelas ruas das cidades.
Em Cururupu, populares reclamam “Eles fazem questão de fazer o barulho. Realmente incomoda muito principalmente à noite nos finais das festas, vira uma zorra aí ninguém mais dorme”, diz um morador.
“É insuportável, agente sempre cobra das autoridades, mas ninguém faz nada, né”, diz uma mulher. 
O motivo é o escapamento usado para turbinar as motos. Os canos originais são substituídos por outros, sem silenciador. Os chamados canos cadrons, não têm os abafadores que os canos normais têm. Então ele emite mais CO2 e, por conseguinte, faz mais barulho. 

O delegado Diego Lemos disse em entrevista a Rádio Alvorada FM, que as fiscalizações vão ate junho de 2019, e logo em seguida serão intensificadas as fiscalizações e verificação dos documentos de todos os veículos. Desta forma, muitos veículos irregulares estão saindo de circulação, ainda este ano.

O delegado alertou para a população não comprar veiculo com documentação irregular. “E reafirmo para que as pessoas não comprem veículos de procedência duvidosa ou que o vendedor não passe segurança que o veículos esteja legal”. Disse Diego Lemos
O barulho é prejudicial para quem pilota e também para quem é obrigado a ouvir nas ruas. Uma moto com escapamento original é acelerada e o medidor chega a 92 decibéis. Já na moto incrementada com cano cadron, as aceleradas chegam a 118 decibéis. Outra, mais potente, é ainda mais ensurdecedora, chegando a 123 decibéis.
Lembrando que, acima de 85 decibéis, o barulho pode ser nocivo, dependendo do tempo de exposição. Especialistas alertam que o barulho dos escapamentos das motos pode acarretar em sérios problemas, não só auditivo, mas pode acabar tendo picos de pressão arterial, dores de estômago dentre outros.
Segundo o Código Nacional de Trânsito, há regras para buzinar. Os toques têm que ser rápidos e usados apenas para alertar sobre o risco de acidentes.



0 Comentários

Deixe o seu comentário!