Logo
  • Câmara Municipal de Cururupu realiza sessão itinerante em Guajerutiua e Caçacueira, e população pede saída de secretária. Vejam.

    Victor Farma - Conheça nossa história em nosso Instagram

    A Câmara Municipal de Vereadores de Cururupu realizou nos dias primeiro e dois de dezembro, quarta e quinta feira respectivamente, duas sessões Itinerantes nas ilhas de Guajerutiua e Caçacueira. A primeira sessão itinerante na zona praiana foi realizada na comunidade de Guajerutiua, considerada uma sessão histórica para comunidade, que fica a cerca de 60 km da sede do município.

    Guajerutiua têm uma população de aproximadamente 900 habitantes morando na ilha e beiram os 600 eleitores, sendo uma das ilhas estratégicas do município de Cururupu e com grande relevância econômica.
    A sessão na ilha de Guajerutiua, contou com a presença marcante da população e pôde ouvir e ver de perto as indicações e requerimentos apresentados e defendidos pelos parlamentares, que visam atender as necessidades da população. Participaram da sessão os vereadores: Pinto – Presidente da Câmara, Bruno Sena – Primeiro Secretário, Dr. Chico – Segundo Secretário, Egnaldo Fonseca, Adaildo Borges, Josean Almeida, Antônio Filho – Líder da Oposição e Marcos Soares – Líder do Governo.


    A sessão do dia primeiro de dezembro foi considerada um marco para o legislativo e para a população da ilha de Guajerutiua, pois os populares entenderam o chamado do parlamento e em contra partida mostraram a atual realidade vivenciada pelos munícipes.

    ULTRAGAZ CURURUPU

    ULTRAGAZ CURURUPU

    As manifestações dos populares foram feitas em referência a várias áreas, e na saúde fizeram sérias cobranças; a falta de bomba e energia no posto de saúde da comunidade falta de manutenção e profissional para colocar em atividade o gabinete odontológico, posto de saúde sem ventilação ficando, muito quente, falta de local para o médico e enfermeiro pernoitarem, recursos do TFD – Tratamento Fora do Domicílio. Destacaram a atuação do enfermeiro Marcone e do médico Leandro, que segundo os moradores, os profissionais estavão sem lugar para se hospedarem na ilha, mas uma moradora cedeu um quarto para ambos. Os moradores pediram também um médico plantonista 24 horas para as ilhas. A população mostrou em vias de fatos a repudia pela forma que a administração e pediu a saída da secretária de saúde, Luciana Setúbal.

    O vereador presidente, Pinto, afirmou que a bomba será colocada no local em menos de 6 dias, pois as informações apontam que a bomba da prefeitura foi roubada e a que está em uso no posto de saúde da comunidade junto com os canos pertence ao funcionário do posto e o mesmo tirou a bomba no dia da consulta, assim não teve água no posto, pois segundo os funcionários tem quase um mês que os servidores não enchem a caixa da água, para os serviços médicos.

    Os populares destacaram e parabenizaram o enfermeiro Marcone e o médico Leandro, que ambos prestam excelentes serviços de casa em casa, e afirmaram que antes tinha uma equipe que fazia vacinação de cães e gatos, mas hoje que está vacinando cães e gatos é o enfermeiro com o médico.
    Outros moradores afirmam que a secretaria de saúde tem colocado dificuldades para levar as melhorias de saúde para as ilhas. Inclusive o transporte dos profissionais está comprometido, e que a secretaria busque conhecer a região praiana. Inclusive o enfermeiro ficou sem transporte e foi fotografado em um rancho ao lado de uma cachorra porque não tinha transporte. Também na ilha de Guajerutiua tá havendo desorganização no posto de saúde da ilha, e acrescentou uma moradora a secretária de saúde tem que sair, pois quem não pode com o pote, não pega na rodilha.

    Outro morador questionou que a comunidade tem que ter um representante, e parabenizou a Câmara pelo trabalho realizado, assim como pediram ajuda para recuperar o centro comunitário da comunidade e pediram providências sobre o processo de erosão que esta tomando conta da ilha.
    Outro morador, afirmou que na gestão do ex-prefeito Pestana, os moradores pediram a um cunhado do prefeito na época que fizesse uma casa com três cômodos para os profissionais de saúde, caso fosse feito seria diferente hoje, pois os médicos estão sendo alojados na cantina da igreja na ilha de Valha me Deus, o que é uma vergonha, afirmam os moradores.


    Também foi pedidos investimentos na área da segurança, com patrulhamento ostensivo com as polícias militar e civil, assim como coibir o tráfico de drogas na comunidade, pois muitas pessoas estão entrando nas comunidades e deixando as pessoas assustadas. Segundo uma moradora, ela já conversou com o prefeito para ajudar.
    No esporte pediram para ter o fortalecimento do futebol e outras modalidades na comunidade e construção de quadra esportiva.

    Pediram providências sobre o processo de erosão que esta tomando conta da ilha.

    Já na educação, foram pedidas melhorias e reformas das escolas da comunidade com as devidas adequações, pois a Escola Raimundo Tavares que foi recuperada, têm uma boa estrutura física, mas apresentou problemas, pois a escola ficou muito quente devido à altura das janelas. Já o prédio da outra escola ficou no abandono e os jovens estão usando para jogarem bola. A evasão escolar está grande na comunidade de Guajerutiua, e uma das causas é falta de estrutura e motivação nas escolas da comunidade.

    Melhorias na iluminação pública com manutenção no gerador do motor da comunidade, assim como e viabilidade de um grupo gerador maior ou mais potente e troca da rede elétrica. Já outro morador e servidor do sistema de iluminação, afirmou que o sistema elétrico, precisa ser melhorado com urgência, pois, o grupo gerador já tem mais de dez anos e a última manutenção deixou o gerador com problema.

    O que mais chamou a atenção foram os pedidos da comunidade, para que a gestão do prefeito Aldo Lopes dê mais atenção às ilhas, pois começou a se instalar o caos na comunidade.

    A comunidade de Guajerutiua surpreendeu a todos pelo pedido de saída da secretária de saúde Luciana Setúbal. “O prefeito Aldo Lopes tem que tirar a secretaria de saúde” Afirmou uma moradora

    Nos depoimentos e registros feitos durante a sessão ficou evidente a má prestação de serviço da secretaria de saúde a população de Guajerutiua, o que causa revolta e indignação na população. Os vereadores alertaram que estarão formalizando um relatório que será encaminhado ao prefeito Aldo Lopes, om todas as reivindicações.

    A população reivindica atenção nos preço das passagens dos carros que fazem linha entre o porto de Pindobal e a sede do município de Cururupu, que a partir de janeira poderá chegar à R$ 20,00 reis uma passagem. Afirmou um morador.

    Os moradores parabenizaram os vereadores pela ação na comunidade, fato que tem chamado à atenção, pois o parlamento passou a ouvir com precisão as comunidades e resultados imediatos aconteceram. Algo marcante que nunca havia acontecido, mas a gente pede para que possam ouvir mais a nossa população e o nosso sofrimento, então eles são sempre convidados a virem, a nossa praia está pronto a receber qualquer um que venha e dizer para vocês que aqui a gente ouviu muitas coisas que a gente nem imaginava que pudesse acontecer, então foi algo marcante em nossas vidas. Enfatiza a dona, Érica Layanna.

    O vereador Josean Almeida (PL), afirma que as reclamações e denuncias será apurada junto às secretarias, especialmente a secretaria de saúde. “Para mim é uma honra muito grande, pois Guajerutiua é uma comunidade que me abraçou, uma comunidade que me deu a terceira maior votação. Então nada mais justo de que nós representamos essa comunidade através da Câmara Legislativa do município de Cururupu, ouvindo as inquietações de cada um dos Ilhéus e assim, através destas, que nós possamos junto ao poder executivo resolver todas essas demandas. Vejo que é preciso nós pontuarmos todas essas questões, é necessário ouvirmos os anseios da população e junto a secretária de saúde do município de Cururupu podermos conversar, podermos dialogar para, assim, que chegarmos a um denominador comum, desta forma que seja viável tanto para a comunidade de Guajerutiua, quanto para o município de Cururupu, e é necessário também ouvimos os dois lados”. Pontua firmemente Joisean Almeida.

    O vereador Antônio Filho (PCdoB), afirma que em Guajerutiua falta mais assistência do poder público, mas a câmara estará tomando as providências cabíveis junto ao executivo. “A sessão foi positiva, uma sessão realmente bastante participativa, por parte da comunidade de Guajerutiua, como deu para a gente perceber os seus reclames, as suas reivindicações, trazendo junto aos vereadores e que foi assim, muito bem avaliada, são assuntos que a gente já tinha conhecimento, mas foi bom, porque nós vimos realmente in loco ouvir a população, aí deu para perceber que hoje na ilha de Guajerutiua falta realmente assistência do poder público, mas a gente espera que pôr a reivindicação da população a gestão possa realmente tá tomando providência de tudo àquilo que foi reclamado pelos moradores da ilha de Guajerutiua. Então concluindo, quer dizer que a sessão realmente foi extremamente positiva, estou muito feliz, porque foi um feito do presidente, António Carlos (Pinto) que tem se colocado realmente à disposição da população enquanto presidente da Câmara, tem se colocado à disposição dos vereadores, e a prova disso é esse trabalho, essa sessão que foi feita hoje na ilha de Guajerutiua. Parabéns ao presidente, parabéns à comunidade de Guajerutiua”.

    O vereador Marcos Soares (PL), enfatizou que a sessão itinerante nas ilhas fortalece a casa legislativa e parabenizou o vereador presidente. “Nós gostaríamos de parabenizar a iniciativa da Câmara Municipal de Cururupu na pessoa do nosso Presidente Antônio Carlos e toda a equipe, todos os vereadores que aqui estão hoje trazendo a Câmara Municipal até a comunidade, assim também, poder ouvir essa comunidade. Esse é um feito desta na Câmara, da presidência atual da Câmara Municipal, nós só temos a parabenizar bem como a população também se sente valorizada em a Câmera poder vim até a população para ouvir suas reivindicações e aqui poder também esclarecer a população trabalho desta casa Legislativa”.

    O presidente da Câmara, Vereador Pinto (PSB), afirma que a sessão foi um sucesso, pois o diagnostico vai fazer com que o prefeito Aldo Lopes (PSB), também desempenhe mais ações para as ilhas e que retome com a boa prestação de serviços principalmente na área da saúde. “Para mim foi uma satisfação muito grande fazer essa primeira sessão, muito importante nós escutamos o povo que está chateado com a saúde aqui da ilha, mas tudo foi anotado pelos secretários, mas nós vamos levar isso ao prefeito Aldo Lopes para que ele resolva, eu tenho certeza que ele vai resolver, por que ele tem essa vontade de ter tudo resolvido. Então, eu tenho certeza também que ele (Aldo Lopes) não sabe que o médico foi despejado da casa hoje, que ele não sabe que tiraram a bomba da água para não encher uma caixa e ele também não sabe que o funcionário da prefeitura também não quis ligar o motor para encher a caixa d’água do médico para que tivesse água para o médico fazer sua consulta, então, mesmo assim foi importante nós vereadores junto com peso do povo reclamando, o povo também elogiando certas coisas, mas também para mim foi um prazer muito grande tá aqui junto com o povo de Guajerutiua e com meus colegas vereadores”. Afirmou o vereador presidente Pinto.

     

    Na sessão realizada na praia de Caçacueira no dia 02 de dezembro, não foi diferente, mais reclamações e acima de tudo, mais pedido de fiscalização e cobranças ao poder público. Participaram da sessão os vereadores: Pinto – Presidente da Câmara, Bruno Sena – Primeiro Secretário, Dr. Chico – Segundo Secretário, Adaildo Borges, Josean Almeida, Antônio Filho – Líder da Oposição e Marcos Soares – Líder do Governo.

    O senhor Gilberto Fonseca, Ex-secretário Municipal de Maio Ambiente, considera um marco para as ilhas as sessões itinerantes, e que esse espaço faz o cidadão se sentir representado. “Foi muito positiva a sessão em Caçacuira, trazer para junto das comunidades essas discussões, fazer o cidadão se sentir importante discutir suas melhorias, essa sessão é um marco na história de Caçacueira, fazer o cidadão entender o papel da câmara, o papel do vereador. Então é importante o próprio cidadão se sentir importante dentro da câmara e se sentir representado, que os vereadores que aqui se encontraram hoje e os outros que não puderam está obrigado e parabéns. A gente espera que sejam feitas outras sessões nas comunidades praianas e também na zona rural para que cada vez mais a população tenha o conhecimento e a consciência do quanto isso é importante para a vida delas”. Afirma Gilberto Fonseca.

    O vereador Bruno Sena (PP), que é o primeiro secretário da câmara, concluiu que as sessões itinerantes são positivas e a população das ilhas, puderam usar o devido espaço para fazer valer o seus direitos. “Nós ficamos bastante felizes em estarmos mais próximo da população, de ouvir os seus anseios e suas reivindicações de perto e de fato sentir na pele o que eles passam diariamente, então a gente só tem agradecer ao presidente da câmara pela iniciativa também pela coragem de trazer a câmara municipal até os praianos. A gente sempre tem que ter isso em mente que nós vereadores somos esse elo de ligação entre o executivo municipal que a prefeitura municipal e a sociedade em geral, então cabe a nós ouvir as os seus anseios, levar e apresentar as soluções para esses problemas ao executivo municipal. Concluiu o vereador Bruno Sena.

    Já o vereador segundo secretário, Dr. Chico (PSB), foi um aprendizado muito grande e um desafio muito grande para todos os vereadores, e que a câmara encaminhará um relatório ao prefeito para que as ações sejam realizadas nas comunidades. “Nós avaliamos com muita positividade no sentimento que fomos bem recebidos pelas comunidades e foi um aprendizado muito grande, um desafio muito grande para cada um de nós vereadores e conseguimos assim, interagir bem com as comunidades que trouxe para nós vereadores as suas realidades e as suas demandas e aprendemos com eles os grandes desafios, estamos aí nos colocando sempre à disposição junto com o nosso presidente que aceitou o desafio e que tem sido um sucesso as sessões itinerantes parabenizar aqui mais uma vez as comunidades”.

    O morador Joilton Tobias, que desenvolve um trabalho social na ilha de Caçacueira, com crianças e adolescentes, considera positiva as sessões itinerantes e incentiva as comunidades a participarem das mesmas. “Foi uma sessão muito positiva, pela primeira vez que isso acontece aqui, e eu poder estar aqui presente participando e ver e até mesmo interagir, poder colocar as minhas questões minha visão aqui contribuindo para a comunidade também para que tenha coragem, e assim também falasse para mim foi muito significante. Que possa acontecer mais vezes esse tipo de atividade de ação, mais visitas nas comunidades porque é uma forma de estar mais próximo desse eleitor que por vez se sente abandonado pelo seu representante, que fica lá no ar condicionado na câmera e o eleitor não se interessa tanto, então essa oportunidade do vereador vim até o eleitor faz uma proximidade maior acontecer”.

    O vereador presidente, Antônio Carlos (Pinto), concluiu dizendo que a Câmara abre seu leque para as comunidades onde resultará em ouvir as demandas e necessidades da população, levar as informações da Câmara, e representar as comunidades com mais praticidade. “A Câmara de Vereadores está aqui em Guajerutiua, estamos apresentando cada vereador, falando como funcionam as sessões, e mostrando o papel da Câmara, mas sobre tudo, somos ouvintes e queremos que a população faça uso da tribuna da Câmara para apresentarem suas necessidades, dificuldades e denunciar as violações e as reais deficiências na prestação dos serviços públicos nas varia áreas da administração.”. Disse o vereador Pinto, que considerou a sessão muito positiva, pois o reflexo foi a adesão da população da ilha em participar da sessão e denunciar os absurdos cometidos na área da saúde, da educação e assim em tanta outra como da educação.

    Acompanhe as Sessões em cada Ilha.

     

     

    SESSÃO ITINERANTE DO DIA 01 DE DEZEMBRO DE 2021 REALIZADA NA ILHA DE GUAJERUTIUA.

    https://www.facebook.com/100005450167969/videos/1827855127421433/

    SESSÃO ITINERANTE DE 02 DE DEZEMBRO DE 2021 REALIZADA EM CAÇACUEIRA.

    https://www.facebook.com/100005450167969/videos/1683537112037426/

    0 Comentários

    Deixe o seu comentário!