Cururupu realiza nesta sexta-feira, Oficina de Credenciamento Cultural e Escuta Publica de Aplicação dos recursos da PNAB.

Nesta sexta-feira (12), às 18 horas na escola Silvana Cunha, no Bairro de Fátima, a prefeitura de Cururupu através da Secretaria Municipal de Cultura, realizará a Primeira Oficina de Credenciamento Cultural e Primeira Escuta Pública para o Plano Anual de Aplicação dos Recursos da Lei Aldir Blanc 2.

A primeira Escuta Pública será um importante marco na busca por apoio e valorização dos artistas cururupuenses. O evento, promete reunir vários produtores culturais, autoridades, artistas, representantes de entidades culturais e sociedade civil para discutirem as diretrizes e metas desta nova legislação.

ULTRAGAZ CURURUPU
ULTRAGAZ CURURUPU

Após a aprovação o objetivo principal é fomentar e fortalecer o setor cultural, reconhecendo seu valor artístico e econômico para o estado e o país.

O secretário de Cultura, Delvando Diniz, a Primeira Oficina de Credenciamento Cultural e Primeira Escuta Pública para o Plano Anual e Aplicação dos Recursos da Lei Aldir Blanc 2, é mostrar a organização da secretaria, incentivar e fomentar a cultura local.

“Com uma abordagem abrangente, a lei visa proporcionar incentivos e benefícios para artistas e trabalhadores da cultura em diferentes áreas, como teatro, cinema, música, dança, literatura e artes visuais. O objetivo é reunir os fazedores de Cultura de todos os segmentos artísticos residentes em Cururupu, artistas, produtores, associações, coletivos e instituições culturais e realizar a leitura comentada da regulamentação da Lei e a escuta de ideias e sugestões para elaboração do Plano de Ação de aplicação da Lei em Cururupu”.

A expectativa é que compareça o máximo de atores beneficiados pela lei, e que as pessoas possam discutir e aprimorar as políticas tão escassas outrora, e que agora a população cultural é chamada para falar sobre cultura e investimentos em Cururupu.

Lei Aldir Blanc 2

Estácio Pólo Cururupu
Estácio Pólo Cururupu

A Lei Aldir Blanc 2 estendeu por cinco anos a política de fomento à cultura criada durante a pandemia de covid-19. A União vai remeter aos estados e municípios o valor global de R$ 3 bilhões anuais até 2027. O dinheiro deverá ser usado para o financiamento de projetos culturais, montagem de cursos, pesquisas e estudos no setor e preservação de patrimônio cultural, entre outras finalidades.

Deixe uma resposta