Cururupu sedia o Seminário Regional em defesa de um novo fundeb Ampliado e Permanente, nesta quinta-feira.

Seminário Regional em defesa de um novo fundeb Ampliado e Permanente
Seminário Regional em defesa de um novo fundeb Ampliado e Permanente

Sera realizado no município de Cururupu o seminários em defesa de um Fundeb ampliado e permanente, contemplando toda regional de Pinheiro. A programação começará às 14 horas, desta quinta-feira (13), no auditório do IEMA, da cidade de Cururupu. O debate é promovido pelo Fórum Estadual de Educação (FEE-MA), em parceria com a Secretaria de Estado da Educação (Seduc), e conta com a participação da comunidade escolar, da sociedade civil e demais interessados de toda a região do litoral maranhense, sendo de fundamental importância a participação de todos.

Dessa vez, os seminários acontecerá nos municípios de Governador Nunes Freire, Cururupu e Viana respectivamente.

Iniciado no dia 3 de fevereiro, o Seminário sobre Novo Fundeb e seus impactos já percorreu os municípios de São João dos Patos, Balsas, Imperatriz e recebeu um grande público, formado por professores, gestores, estudantes, representantes de entidades e da comunidade que discutiram, com membros do Fórum, o futuro da educação para os próximos anos, já que o Fundo tem vigência até 31 de dezembro de 2020.

ULTRAGAZ CURURUPU
ULTRAGAZ CURURUPU

O Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb) está em vigor desde janeiro de 2007 e tem como principal objetivo promover a redistribuição dos recursos vinculados à educação. O Fundo atende toda a educação básica, da creche ao ensino médio e substituiu o Fundo de Manutenção e Desenvolvimento do Ensino Fundamental e de Valorização do Magistério (Fundef).

A secretária Adjunta de Projetos Especiais da Seduc, Karen Barros, ressalta a importância dos seminários para chamar a atenção da população para o debate. “Estamos aqui em defesa do novo Fundeb e também para mobilizar a sociedade sobre a importância da aprovação do Fundo, presente na Constituição, ampliado e garantindo mais investimentos para a educação básica”, apontou.

A coordenadora do Fórum, Antônia Benedita Pereira Costa Rodrigues, destacou que os objetivos do Seminário estão sendo alcançados. “Os seminários estão sendo muito positivos. A participação das pessoas é muito intensa, que estão entendendo a importância do tema sobre o Fundeb. O foco é mobilizar a sociedade para o debate sobre o Fundo e garantir que ele alcance mais lugares e valorize cada vez mais a educação”, revelou.

Estácio Pólo Cururupu
Estácio Pólo Cururupu

Até o final de março, o Seminário O Novo Fundeb e seus impactos já terá percorrido 13 municípios maranhenses, mobilizando a sociedade em diversas regiões do estado em defesa de um fundo ampliado e permanente, para garantir melhores condições de acesso escolar a estudantes e fortalecendo a valorização dos profissionais da educação.

Deixe uma resposta