• Cururupuense Nataniel Nogueira lança livro e homenageia entidades e seus professores.

    Nataniel Nogueira - Engenheiro Agrônomo e Escritor
    Nataniel Nogueira – Engenheiro Agrônomo e Escritor

    No último sábado, dia 9, aconteceu o lançamento oficial do livro “Fogueira Aquática: a trajetória de um engenheiro agrônomo” de autoria do cururupuense Nataniel Diniz Nogueira, no Palácio das Festas, que escolheu a cidade de Cururupu como primeiro local para fazer o lançamento oficial de seu livro, que será também divulgado em São Luís, no próximo dia 14, e em Belo Horizonte no dia 3 de dezembro.

    Em uma noite agradável, muitas pessoas puderam conhecer a história de Nataniel, que é filho de José Alves Nogueira e Maria Isabel Diniz Nogueira, conhecido entre os amigos como “Nats”, o autor descreve, com riquezas de detalhes momentos marcantes de sua vida, e a sua trajetória desde a pequena comunidade de Outeiro, passando pela sede do município de Cururupu, onde cursou o ensino fundamental e viveu parte de sua adolescência e Juventude. Nataniel chegou a capital, São Luís, onde cursou os ensinos médio e superior, logo em seguida foi para Minas Gerais, onde iniciou e concretizou sua vida profissional, constituiu família e realizou seu projeto de vida sem esquecer as suas origens.

    No livro, mais de 750 personagens entre protagonistas, coadjuvantes e figurantes que atuam do início ao fim do livro dando vida ao enredo da envolvendo narrativa. Nataniel, vive há mais de 35 anos em Minas Gerais e escolheu a cidade de Cururupu como uma forma de prestação de contas com a cidade.

    ULTRAGAZ CURURUPU
    ULTRAGAZ CURURUPU

    “Cururupu é parte de minha, foi aqui que vivi minha infância, minha adolescência, aqui eu fiz meu primário, meu ginásio, aqui eu tenho a minha história, fiz meus amigos e tenho até hoje! Comecei tudo por aqui, então não há lugar melhor para fazer o lançamento do livro, se não em Cururupu, vim ao resgate das raízes e buscar de novo o aconchego dos meus parentes, amigos e retribuir todo esse carinho que as pessoas têm comigo, aqui é uma prestação de contas que eu tenho com a cidade de Cururupu, cidade que eu amo”. Disse Nataniel Nogueira

    Rafisa Goulart - Professora
    Rafisa Goulart – Professora

    Rafisa Goulart, diz que é muito importante para a cidade o lançamento do livro em solo cururupuense, e o autor passa ser mais uma referência para a juventude cururupuense.

    “É um momento que ficará marcado na história de nosso município, por ser um filho de Cururupu que saiu, buscou e hoje traz algo que é de grande importância para a nossa cidade. Eu espero que este livro chegue às bibliotecas de Cururupu e que as pessoas possam fazer bom uso dele, principalmente as apaixonadas pela leitura”. Finalisou Rafisa, que é filha do saudoso escritor, Manuel Goulart, a quem a AFAC já homenageou.

    Paulo Avelar - Presidente da AFAC
    Paulo Avelar – Presidente da AFAC

    Durante a solenidade, Paulo Silvestre Avelar, atual presidente da Associação dos Filhos e Amigos de Cururupu – AFAC, não pode comparecer em virtude de compromissos profissionais, mas em uma mensagem de áudio, parabenizou o autor e retratou momentos especiais de infância, que fazem parte da história dos mesmos. Paulo, ainda destaca a trajetória e a objetividade de Nataniel, no sentido de escrever o seu primeiro livro, retratando Cururupu no livro e também fazer o lançamento deste na terra natal e em um dos maiores celeiro culturais e da história do município que é o Palácio das Festas.

    Nataniel homenageou a sua mãe Maria Isabel Diniz Nogueira presenteando-a com o livro e também a sua primeira professora, Maria do Carmo Brito Costa, carinhosamente chamada de professora Carmi.

    Maria do Carmo Brito Costa - Professora Carmi
    Maria do Carmo Brito Costa – Professora Carmi

    “Estou muito feliz em ser reconhecida por Nataniel, eu fiz pouco por ele, só fiz o alicerce, mas ele conseguiu ser doutor em sua área, ele é muito honesto, era um aluno muito bom. Um dia ele não fez a lição direito e eu o levei para estudar na minha casa, como mandava a tradição da época, mas não é que ele fugiu de mim! Eu não pensava que ele lembrava deste momento, e vou rezar por ele para Deus o abençoe”. Disse a professora Carmi.

    Para Nataniel os professores são à base de tudo, principalmente os professores do ensino fundamental. “São eles que fazem a gente ser o que é no futuro, os professores são muito importantes. Então a homenagem que eu fiz a dona Carmi, uma senhora de 96 anos e que foi a minha primeira professora, me ensinou a escrever e a ler, me alfabetizou, então mais que justo e em nome dela e de Marlina Miranda que quero homenagear todos os professores que passaram pela minha vida”. Concluiu o escritor

    Roberto Brito Costa - Coordenador local da AFAC
    Roberto Brito Costa – Coordenador local da AFAC

    Pela importância social, cultural, literária e Educacional para o município de Cururupu o autor presenteou a Associação dos Filhos e Amigos de Cururupu – AFAC, que é presidida por Paulo Silvestre Avelar e foi representada pelo coordenador local, Roberto Brito Costa, que agradeceu.

    “A revitalização do Palácio das Festas é para ser usado em momentos como esse, é uma honra receber um conterrâneo, sócio e amigo, que hoje faz o lançamento de seu livro, que com certeza traz conhecimento e incentiva as pessoas a versarem pela vida poética. A AFAC recebeu um livro que já faz parte do acervo da nossa biblioteca, e até o final do ano será inaugurada a biblioteca da AFAC, com a ajuda da bibliotecária Riulla Abreu, que está nos ajudando a montar o nosso acervo a partir de doações, e tão logo os estudantes e a sociedade poderão está fazendo uso deste maravilho acervo”. Concluiu Roberto Brito

    Ríulla Abreu - Bibliotecária do IEMA
    Ríulla Abreu – Bibliotecária do IEMA

    O Instituto de Educação Ciência e Tecnologia do Maranhão – IEMA, Unidade Plena de Cururupu, representado por Fábio Alberto Santos, Gestor Administrativo, e pela Ríulla Abreu, Bibliotecária do IEMA, também recebeu das mãos do autor um livro.

    “Para nós do IEMA, é uma honra estarmos presentes no lançamento do livro de Nataniel Nogueira, que fala de sua trajetória como engenheiro agrônomo, e também por ele dedicar um capitulo do livro á Cururupu, se tornando mais uma fonte de pesquisa sobre Cururupu e sobre a sua própria história”. Ríula enfatizou o trabalho que está sendo feito de organização da biblioteca da AFAC. “Quando eu me formei e vim trabalhar no IEMA, que muito tem contribuído na formação dos jovens cururupuense e da região, o professor Roberto Brito, me falou do acervo e da necessidade de alguém organizasse o acervo e estamos catalogando e organizando tudo para que todos os cururupuenses possam ter acesso a mais um espaço de cultura, leitura e lazer que só contribui com os munícipes”. Acrescentou Ríulla Abreu.

    Marlina Miranda - Professora e Compositora
    Marlina Miranda – Professora e Compositora

    A professora aposentada e compositora Marlina Miranda, esteve acompanhando o evento juntamente com seu esposo Everaldo, e ambos parabenizaram Nataniel.

    “É uma satisfação muito grande ver um menino simples, que veio do Outeiro, que estudou em Cururupu e rompeu fronteiras, conseguiu uma boa formação e com muita fé construiu família e escreveu seu primeiro livro, e veio lançar em Cururupu, se tornando exemplo para os jovens e para os cururupuenses. Fui professora de Nataniel no ginásio Dom Bosco, era um aluno criativo e sempre gostou de língua portuguesa, pois, os alunos que gostam de língua portuguesa estão encaminhados para terem muito sucesso na caminhada do saber, então vale apena comemorar os feitos de Nataniel” Disse a professora e compositora Marlina Miranda.

    Nataniel com uma mensagem positiva e com visões progressistas enfatiza a necessidade da juventude ser a protagonista do presente momentos superando obstáculos e fazendo a cidade prosperar em vários aspectos.  “A juventude precisa revalorizar a vida, buscar na cultura o aconchego das coisas que estão esquecidas, adormecidas e a leitura é sempre um lugar de descobertas, atrás de um livro, de algumas informações de jornais, que a juventude tem que se informar e buscar obras que sejam construtivas, porque as que não são construtivas estão os montes, precisamos restabelecer e resgatar, esse amor da Juventude pela leitura e pelo respeito ao próximo, a família e tudo isso que nós estamos carentes”.

    FOTOS DO MOMENTO

     

     

     

     

     

     

    Lançamento oficial do livro “Fogueira Aquática Lançamento oficial do livro “Fogueira Aquática Lançamento oficial do livro “Fogueira Aquática

    UPAON-AÇU CORRETORA DE SEGUROS - Patrocinado

    Patrocinado

    ESCOLA IESTEC

    Patrocinado

    ESCOLA RAIO DE LUZ

    Patrocinado

    Patrocinado

    Patrocinado

    Respostas de 3

    1. Parabéns Natan! Você é merecedor de tudo isso. Imagino você está lançando seu primeiro livro na sua terra natal junto de professores, amigos e familiares. Como você mesmo gosta de dizer, foi muito BACANA . Grande abraço!

    2. Parabéns Nataniel você merece, até aqui o Senhor tem abençoado sua vida e de sua família linda. Continua agradecendo à ele e ele abençoará sua vida mais e mais. 👏👏👏👏🙏.

    3. Parabéns Nataniel você merece, até aqui o Senhor tem abençoado sua vida e de sua família linda. Continua agradecendo à ele e ele abençoará sua vida mais e mais. 👏👏👏👏🙏.

    Deixe uma resposta