• IEMA de Cururupu confirma realização de Semana Pedagógica

    Iema, Unidade Plena de Cururupu (Foto: Reprodução)
    CURURUPU – A unidade plena do Instituto Estadual de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão (IEMA), de Cururupu, através de sua diretora, confirma que estará realizando entre os dias 25 a 27 de abril a semana pedagógica da unidade, as atividades são voltadas para os professores, gestores, intérpretes de libra, AEE, bibliotecários, e técnicos de enfermagem.
    O Iema é uma autarquia estadual maranhense, vinculada à Secretaria de Estado da Ciência, Tecnologia e Inovação, que oferece ensino médio e técnico, contemplando também, de forma não dissociada, o ensino, a pesquisa e a extensão, na área tecnológica e no âmbito da pesquisa aplicada. Sua estrutura física é composta por campus [unidades plenas] e polos [unidades vocacionais], em Cururupu será inaugurada nos próximos dias a unidade plena, cuja realização é do governo do estado do Maranhão. 
    A escola é de ensino integral e profissionalizante. Ou seja, o aluno se forma tanto no Ensino Médio quanto no técnico, pronto para o mercado de trabalho. Antes de 2015, o Maranhão não tinha escolas de ensino integral, felizmente agora é ofertado o ensino integral e profissionalizante na rede estadual. Para a unidade plena de Cururupu será ofertado 160 vagas, cujo processo de seleção e classificação já aconteceu, os alunos, docentes e direção estão apenas aguardando a conclusão das obras para iniciarem o ano letivo.
    “Estamos muito felizes, pois é um equipamento público que será entregue a juventude do Maranhão, e isso representa muito mais oportunidades educacionais para que esses jovens construam seus projetos de vida. A obra está na fase de finalização”, disse o reitor do Iema Jhonatan Almeida se referindo à unidade plena de Cururupu.
    A gestora pedagógica do Iema Cururupu, Marileide Costa relatou que suas expectativas são as melhores com o início do ano letivo. “O Iema chega à nossa região trazendo uma educação pública de qualidade. O Instituto representa tudo aquilo que nós professores da rede pública defendemos. Nossa expectativa é que de fato, consigamos fazer com que os nossos alunos sejam protagonistas do seu projeto de vida”, relatou.
    Segundo o gestor administrativo financeiro do Iema de Cururupu, Fábio Santos, o Iema é um marco na educação do município. “Desde o momento das matrículas percebemos o entusiasmo e a expectativa dos alunos. Tivemos uma procura muito grande, e percebemos que a população está muito esperançosa com o trabalho que iremos realizar aqui”, contou.
    Estrutura
    A construção possui uma área em torno de 4.000 metros quadrados de área construída com dois pavimentos que abrangem um bloco administrativo que contempla salas de coordenação pedagógica, gestão escolar, administração, biblioteca, auditório e bateria de banheiros. Do outro lado, temos salas de aulas, laboratórios da base nacional comum (física, química, matemática, biologia e informática), além de uma cantina na parte central.
    O espaço também conta com quadra poliesportiva, cozinha industrial, refeitório amplo e arejado e mais 12 salas de aula no segundo pavilhão. Por meio do Iema, jovens da região poderão cursar o ensino médio regular e cursos técnicos profissionalizantes. A unidade plena de Cururupu ofertará os cursos de alimentos, manutenção e suporte em informática, técnico em meio ambiente e serviços jurídicos.
    O supervisor de Infraestrutura Educacional do Iema, Luís Edmundo, explicou acerca da estrutura que está sendo construída, e será entregue a população. “Os estudantes podem contar com uma escola ampla e moderna, com acessibilidade que é um fator preponderante nos dias de hoje, de modo que todas as condições serão dadas para que o aluno tenha um aproveitamento máximo da sua carga horária letiva. A obra também foi uma grande geradora de emprego e renda, pois absorveu trabalhadores do próprio município. Durante o funcionamento da escola teremos também os colaboradores da conservação, com certeza uma mão de obra que estava disponível sem perspectivas, que agora passa a contribuir com o trabalho oferecido no Iema”, disse.

    Deixe uma resposta