PERIGO: Menina de oito anos morre eletrocutada ao tocar em decoração de Natal.

Polícia tem foto que mostra cabo de energia da decoração descascado — Foto: Polícia Civil/Divulgação
Polícia tem foto que mostra cabo de energia da decoração descascado — Foto: Polícia Civil/Divulgação

Uma menina de 8 anos sofreu uma descarga elétrica e morreu após tocar em uma estrutura metálica da decoração de Natal. Segundo a Polícia Civil, a criança, cuja identidade ainda não foi divulgada, chegou a ser socorrida e levada ao hospital, mas não resistiu aos ferimentos.

O caso aconteceu na noite de sexta-feira (27) na Praça Mestre Orlando, em Caldas Novas, região sul de Goiás. Um inquérito já foi instaurado para apurar as circunstâncias da morte

Em nota, a Prefeitura de Caldas Novas, responsável pela decoração, lamentou a morte e disse que “se coloca à disposição para ajudar no que for preciso”. Afirmou ainda que a montagem da estrutura é feita por “profissionais capacitados, que realizam esse trabalho há 10 anos” (leia a nota na íntegra ao final do texto).

ULTRAGAZ CURURUPU
ULTRAGAZ CURURUPU

Logo após se ferir, a garota foi socorrida por uma equipe do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) e encaminhada ao Hospital Nossa Senhora Aparecida. A criança morreu na unidade de saúde.

O prefeito de Caldas Novas, Evandro Magal (PP) também lamentou a morte, mas defendeu o trabalho realizado na instalação da decoração, afirmando ter sido feito por pessoal capacitado e que “não é nada improvisado”.

“O Samu foi rápido, agiu rápido, tentou salvar essa vida, mas infelizmente, a garotinha não resistiu. A equipe que trabalha nessa decoração natalina, já faz isso há muitos anos e nunca tivemos um incidente sequer naquele local. Servidores concursados, inclusive, com diploma de eletricista. Não é nada improvisado. Se houve algo que fugiu do controle, isso vai aparecer durante as investigações”, afirma.

Estrutura ‘energizada’

Em trecho que consta no boletim de ocorrência, policiais militares que estiveram no local relataram que um eletricista da prefeitura foi à praça após episódio.

Segundo os agentes, ao fazer um teste, ele constatou que “toda ferragem onde estavam instalados os anjos, [que fazem parte da decoração] em um percurso de aproximadamente 60 metros, estava energizada”.

Por isso, ainda segundo o documento, foi preciso desligar a fonte de distribuição de toda a decoração para “evitar outro acidente”. Fotos obtidas pela polícia mostram cabos de energia descascados que estavam sendo usados na montagem.

O delegado Rodrigo Pereira, responsável pelo caso, informou em nota que a Polícia Técnico-Científica já esteve no local para realizar a perícia. Destacou também que a investigação foi iniciada com o intuito de “esclarecer toda a dinâmica dos fatos e individualizar a responsabilidade dos envolvidos na morte da vítima.”

Nota da Prefeitura de Caldas Novas:

A Prefeitura de Caldas Novas, através da Secretaria de Turismo, vem a público manifestar seu profundo pesar pela fatalidade ocorrida na última sexta-feira (27), na Praça Mestre Orlando. Uma criança, moradora do município, veio a óbito após encostar em um poste de energia, que faz parte da decoração natalina, deste ano. Apresentamos aqui as condolências aos familiares da criança.

Salientamos que a equipe de montagem do local, são profissionais capacitados, que realizam esse trabalho há 10 anos.

De todo modo, as investigações já começaram a ser feitas pela Polícia Civil e a Polícia Técnico Científica, com todo suporte da Prefeitura Municipal, que se coloca a disposição para ajudar no que for preciso. Aguardamos o resultado das investigações.

O momento agora é de solidariedade aos familiares, a essa dor que estão vivendo. Nossos sentimentos a todos.

Destacamos que o objetivo da decoração natalina é embelezar a cidade e promover mais um cartão postal para moradores e turistas. Entretanto, lamentamos a tragédia ocorrida.

Fonte: G1 GO

Estácio Pólo Cururupu
Estácio Pólo Cururupu

Deixe uma resposta