Moradores de Pericaua e Outeiro em Cedral reclamam de falta de água e prefeitura garante reabastecimento.

Jadson Passinho Prefeito de Cedral - MA
Jadson Passinho Prefeito de Cedral – MA

Os moradores dos povoados Outeiro e Pericaua, no município de Cedral, estão vivendo uma situação no mínimo desumana, pois a prefeitura de Cedral, que é administrada pelo prefeito, Jadson Passinho (DEM), não está conseguindo levar água encanada para as residências e prédios das referidas comunidades.

Os moradores de Outeiro voltaram à viver a triste realidade da falta de água, a bomba queimou e a prefeitura alega dificuldades para recuperar a mesma. Os moradores do Outeiro estão comprando água e relatando as necessidades deles. “Como a gente vai lavar as mãos para se prevenir desse vírus, se a gente não tem água?” Argumentam os moradores.

Uma moradora reclama ainda da falta de acesso para outros materiais, como o álcool em gel. “Não tem álcool no mercado, então como vamos fazer se não temos água”, diz.

ULTRAGAZ CURURUPU
ULTRAGAZ CURURUPU

Quem está sofrendo com a falta de água encanada também, são os moradores da comunidade de Pericaua, onde uma parte da comunidade está sem água há mais de um ano. Segundo os moradores de Pericaua, até o posto de saúde da comunidade tem dificuldade de receber água.

Os moradores afirmam que a prefeitura, através do prefeito Jadson tem que entender que agora a situação diferente, os munícipes de Cedral estão em isolamento social, como eles vão lavar as mãos e combater o novo coronavírus, sem água?.

COMUNICADO DA PREFEITURA DE CEDRAL

Em contato com os representantes do município de Cedral, falamos com Helenilson Moreira Braga (Coco), Secretaria Municipal de Agricultura, Pesca e Meio Ambiente, que gentilmente nos prestou as seguintes informações.

De acordo com o secretário, os problemas de abastecimento de Outeiro já foram resolvidos, pois tudo demorou devido à empresa que fez os reparos estava de quarentena, ou seja, o prestador de serviço estava fechado.

“A bomba do poço artesiano da comunidade de Outeiro já se encontra na cidade de Cedral, chegou hoje, dia 31 de março. O conserto da mesma se deu na capital, São Luís, a empresa que fez os reparos estava sob quarentena, por isso demorou um pouco o conserto. Mas temos o pessoal do município que fazem a montagem, ou seja, o técnico vai colocar amanhã (01 de abril de 2020), ela (a bomba) acabou de chegar a Cedral, amanhã volta à normalidade em Outeiro!”. Confirmou o secretário.

Estácio Pólo Cururupu
Estácio Pólo Cururupu

Sobre a situação de abastecimento da comunidade de Pericaua, o secretário informou que a prefeitura fez a perfuração de um poço novo na comunidade, e que nos próximos dias será colocado em funcionamento. “Olha o povoado de Pericaua cresceu, mas dá água sim em alguns lugares, com dificuldades, mas dá. Porém já finalizamos a perfuração de um novo poço que deverá funcionar em alguns dias!”.

Deixe uma resposta