Logo
  • Diocese confirma morte padre Valdete Fonseca Costa e sepultamento nesta quarta-feira 24. Entidades e amigos emitem nota de Pesar.

    Diocese de Pinheiro confirma morte do padre Valdete Costa

    Diocese de Pinheiro confirma morte do padre Valdete Costa

    O ÚLTIMO ADEUS: Cururupuenses dão o último adeus ao padre Valdete Fonseca Costa.

    O Corpo do Padre chegar às 21 horas na cidade de Cururupu, onde os católicos poderão dá seu ultimo adeus, ao padre que ficou por 12 anos no direcionamentos das atividades religiosas e ajudou no crescimento da igreja católica no município.

    No fim da manhã desta segunda-feira (22), a diocese de Pinheiro que é coordenada pelo Bispo, Dom Elio Rama, divulgou nota de falecimentos do Pe. Valdete Fonseca Costa de 63 anos, que estava atuando na Paróquia Nossa Senhora da Conceição no município de Cedral.

    ULTRAGAZ CURURUPU

    ULTRAGAZ CURURUPU

    A confirmação pegou muitos católicos de surpresa, pois muitos não acreditavam que o quadro de saúde do padre seria tão grave. Valdete, fez uma cirurgia muito delicada, e não resistiu, vindo a óbito 8 dias após a cirurgia.

    A Diocese de Pinheiro chegou a divulgar na segunda-feira passada, ou seja, dia 15 de março, uma nota esclarecendo sobre o estado saúde do padre e pediu orações ao mesmo. Na sexta-feira (19), todas as paróquias tiveram informações que estava sendo agravado o quadro clínico do Padre Valdete, onde muitos conhecidos ficaram aguardando as próximas informações. Mas oito dias depois da primeira nota da diocese, vem a confirmação da morte.

    A Programação do velória será a seguinte, o corpo de São Luís fará uma parada em Pinheiro para o momento oracional na Catedral Diocesana e Santo Inácio, com a participação do povo da paróquia de Presidente Sarney, onde o padre Valdete trabalhou.

    De acordo com as informações, em seguida fará o cortejo diretamente para Apicum-Açu, fazendo somente passagem em Cururupu e Bacuri e as demais cidades que estão no trajeto chegando em Apicum-Açu por volta de 11 horas da noite.

    O corpo do padre Valdete será velado na casa de sua irmã, Iracema, que fica na sede da cidade na rua Rua Salvador, onde passará a noite, pela manhã da terça-feira (23), o corpo será velado no Sítio Alto Alegre, onde passará todo o dia e onde será celebrado duas missas uma missas, uma pela manhã e outra missa pela tarde, e o corpo será velado durante toda a noite de terça.

    Na manhã de quarta-feira (24), o corpo será trazido para a Igreja Matriz do Santíssimo Salvador, onde às 9 horas se celebrará a missa solene do ritual das exéquias da encomendação de seu corpo, então logo em seguida, após a missa na quarta-feira, às 9 horas se seguirá para o cemitério da cidade para o enterro.

    EM CURURUPU

    Padre Valdete Fonseca Costa, declarou a justiça eleitoral em 2004, que é Brasileira, natural de Cururupu, mas o território onde o mesmo nasceu, hoje pertence a cidade de Apicum-Açu.

    Valdete tinha uma boa relação com muito cururupuenses que reconheciam seu trabalho alem de uma legião de afilhados e compadres e comadres.

    O mesmo foi pároco em Presidente Sarney e várias cidades do litoral, Como Cururupu, Guimarães e Cedral, Em Cururupu, no ano de 2004 concorreu como candidato a vereador nas eleições, pelo PP, mesmo partido do seu amigo Alcides Tavares, que na época concorreu a a prefeitura de Cururupu, eleição vencida pelo ex-prefeito José Francisco Pestana.

    NOTAS DE PESAR.

    Mensagem da Professora Rosinha.

    Padre Valdete Fonseca Costa combateu o bom combate… em Cururupu e em outras Paróquias para onde foi enviado em missão evangelizadora. Guardou a fé e se manteve fiel ao sacerdócio até o fim. Partiu… Está junto do Pai! É sacerdote eternamente!
    Manifesto minhas condolências a sua família, à Diocese de Pinheiro, a seus paroquianos, a seus colegas presbíteros, a seus amigos e amigas!
    Que Deus reconforte a todos que estão sofrendo essa grande perda!

    Professora Rosinha

    A prefeitura de Apicum-Açu também divulgou nota de pesar pelo falecimento do padre Valdete.

    A prefeitura de Apicum-Açu, em nome de todos os servidores e colaboradores, expressou através de nota oficial o mais sincero sentimentos pelo falecimento do Pe. Valdete Fonseca Costa, e decretou luto oficial por três dias no município de Apicum-Açu.

    Através do Decreto n° 21/2021 de 22 de março, o prefeito Zequinha Ribeiro destaca os inestimáveis trabalhos dedicados à comunidade Apicum-Açuense pelo filho ilustre do município em decorrência de sua vida como cidadão e homem de Deus e o alto grau de amizade que o homenageado constituiu em vida com pessoas dos mais diversos segmentos da sociedade Apicum-Açuense e em toda a região.

    Ainda segundo o Decreto, o consternamento geral da comunidade Apicum-Açuense e o sentimento de solidariedade, dor e saudade que emerge pela perda deste ilustre cidadão exemplar, de conduta íntegra, respeitável líder religioso e de ilibado espírito público não deixa dúvida sobre a justa homenagem.

    O Pe. Valdete Fonseca Costa é natural de APicum-Açu, e estava como pároco na Paróquia Nossa Senhora da Conceição, no município de Cedral
    .
    Filho de Apicum-Açu, o Pe. Valdete deixará um lindo legado de amor ao próximo, pois sempre foi um exemplo de integridade, compaixão e solidariedade.

    Confira a íntegra da nota

    A prefeitura de Apicum-Açu, os servidores e colaboradores, expressam o mais sincero sentimentos pelo falecimento do Pe. Valdete Fonseca Costa, que estava como pároco na Paróquia Nossa Senhora da Conceição, no município de Cedral

    Filho de Apicum-Açu, o Pe. Valdete deixará um lindo legado de amor ao próximo, pois sempre foi um exemplo de integridade, compaixão e solidariedade.

    Estácio Pólo Cururupu

    Estácio Pólo Cururupu

    Zequinha Ribeiro – Prefeito Municipal.

    0 Comentários

    Deixe o seu comentário!