Logo
  • Prefeito Aldo Lopes e vice Gustavo Pestana tomam posse em Cururupu.

    Publicidade Victor Farma e Auto Posto Piedade

    O novo prefeito de Cururupu, Aldo Lopes (PSB) e o vice, Gustavo Pestana, tomaram posse nesta sexta-feira (1º) com discurso em que promete a retomada do desenvolvimento da cidade de Cururupu, e destacou o momento difícil de pandemia onde a população terá que fazer também a sua parte, na luta contra a covid-19.

    ÓTICA PROVISA CURURUPU - Rua Getúlio Vargas Nº 03 Centro Fone: 984966011

    AGENDE A SUA CONSULTA NA ÓTICA PROVISA CURURUPU - Rua Getúlio Vargas Nº 03 Centro Fone: 984966011

    A cerimônia foi marcada pela celebração religiosa, em seguida a entrega das faixas de prefeito e vice e discursos. Com a população atenta ansiosa para ver a nova gestão em atividades, populares asseguram, que Cururupu viverá uma nova realidade, pois eles trazem em Aldo e Gustavo a esperança de um futuro melhor, garante um eleitor que também fez campanha.  

    Posto Guará

    Aldo Lopes disse que a sua gestão as políticas públicas serão pautada em atender a população, com uma gestão imparcial e reconheceu as dificuldades que enfrentará neste momento de pandemia. 

    Lopes justificou que em comum acordo com o seu vice Gustavo Pestana e em atendimento as orientações de saúde e solidariedade ao seu companheiro Alcivan Abreu, suspendeu a festa de comemoração.

    Aldo Lopes disse que junto com seus secretariado, assessores, coordenadores estará realizando uma administração com a participação popular.

    Aldo Lopes agradeceu ao seus apoiadores destacando o ex-prefeito José Francisco Pestana e o ex-vice prefeito Ribamar Santos.

    Também apresentou a Secretaria Municipal de Assistência Social, que é a senhora Eliene Faustina Almeida, popularmente conhecida como Nhôlico.

    Os secretários de Gabinete e Administração, e o Assessor de Articulação Política não foram apresentados ainda. (Confira a relação de secretário de Aldo Lopes e Gustavo Pestana)

    O prefeito Aldo Luis Borges Lopes tem 48 anos, é casado e tem ensino médio completo. Ele tem um patrimônio declarado de R$ 100.000,00. Já o vice Gustavo Pestana (Andre Gustavo Ramos Pestana), do PDT, tem 33 anos, é casado e tem superior completo. Ele não declara nenhum bem como patrimônio.

    O prefeito e os vereadores do município foram eleitos em novembro do ano passado. As maiores bancadas serão do PC do B, PSB e PT, com 3 vereadores cada um.

    Cabe ao prefeito decidir onde aplicar os recursos repassados ao município pelo Estado ou pelo governo federal e como administrar o que é arrecadado de impostos, como IPTU e ISS. Ele também é responsável pelas políticas de áreas como educação, saúde, moradia, transporte público e saneamento básico. Para isso, conta com secretários que são nomeados. O prefeito também precisa trabalhar junto com os vereadores, que representam os cidadãos no Legislativo municipal.

    Os vereadores são responsáveis por elaborar e propor leis. Os vereadores podem decidir, por exemplo, sobre a criação de políticas públicas. E têm a obrigação de fiscalizar o uso do dinheiro pelo Executivo e analisar a Lei Orçamentária Anual (LOA), que estabelece as despesas do ano seguinte do município.

    Há a possibilidade de vereadores deixarem os cargos para assumir funções na prefeitura. Quando isso acontece, o cargo é assumido por um suplente.

    Os vereadores de Cururupu vão representar 32.626 habitantes. A cidade maranhense tem um PIB de R$ 21.648.428,00 e um IDH (Índice de Desenvolvimento Humano) de 0,612, segundo a última medição do IBGE, que é de 2010. O IDH vai de 0 a 1 – quanto maior, mais desenvolvida a cidade – e tem como base indicadores de saúde, educação e renda. A média no Brasil é de 0,765, segundo dados de 2019 divulgados em 15 de dezembro de 2020 pelo Programa de Desenvolvimento das Nações Unidas (PNUD).



    1 Comentário

    1. ue façam bom trabalho

    Deixe o seu comentário!

    %d blogueiros gostam disto: