Mesmo com as limitações impostas pela pandemia da covid-19, as ações e políticas publicas não podem parar, desta vez o secretário municipal de Cultura e Turismo de Bequimão, Rodrigo Martins, mostrou mais uma vez comprometimento e determinação pelo desenvolvimento das políticas públicas e esteve na capital, São Luis, fortalecendo as parcerias e atraindo olhares e benefícios para a cidade de Bequimão.
Dando continuidade às atividades de planejamento e articulação da política cultural que será construída na gestão do prefeito João Martins, o secretário municipal de Cultura e Turismo de Bequimão, Rodrigo Martins, reuniu-se com a coordenadora do Sistema Estadual de Bibliotecas do Maranhão e coordenadora da Biblioteca Pública Benedito Leite, Aline Nascimento. A reunião aconteceu nesta última quarta-feira (27), no Convento das Mercês, em São Luís.
Para buscar aproximação entre município e o Estado, foram feitas as tratativas relacionadas à reativação do Farol da Educação (Farol do Saber), à doação de livros para a Biblioteca Municipal que será reativada numa gestão compartilhada, foi discutida a necessidade de cadastro e/ou recadastramento das bibliotecas municipais, comunitárias e espaços de leitura. Também, foi apresentado o Projeto Vaga Lume que visa promover o acesso ao livro e à leitura em comunidades tradicionais e quilombolas.

Antes também, Rodrigo Martins, esteve reunido com o Secretário de Estado da Cultura do Maranhão, Anderson Lindoso, e com representantes do Fórum de Gestores de Cultura da Região do Litoral Ocidental Maranhense.
Os gestores dos municípios de Apicum Açu, Bacuri, Bequimão, Central do Maranhão, Cururupu, Guimarães, Mirinzal e Serrano do Maranhão, que participaram da reunião, entregaram uma Carta de Reivindicação com indicação de ações que podem contribuir para o desenvolvimento cultural da região do Litoral Ocidental Maranhense.