Após a adesão ao Selo UNICEF edição 2021 – 2024, Serrano do Maranhão é o primeiro município da região a realizar o 1º Fórum Comunitário e avança rumo à certificação. O evento aconteceu na última quinta-feira, dia 27 de janeiro e apresentou à sociedade e dialogou junto com ela as atividades que serão desenvolvidas ao longo dos próximos anos. A prefeita, destacou o Fórum pela palavra união, selando o encontro e compromissos entres todas as secretarias municipais, Conselho Tutelar, Conselho municipal dos Direitos das Crianças e Adolescentes (CMDCA), e a sociedade civil organizada. Ao aderir ao Selo UNICEF, Serrano do Maranhão assumiu o compromisso de assegurar como prioridade políticas públicas para a infância e adolescência. A gestão municipal trabalha para fortalecer, cada vez mais, o acesso de crianças ao registro de nascimento no primeiro ano de vida, o atendimento ao pré-natal, campanhas de vacinação, a implementação da estratégia Busca Ativa Escolar, etc. Assim, com as discussões que foram realizadas durante o 1º Fórum Comunitário.
Os secretários municipais, representantes dos conselhos e comunidade reafirmaram compromissos e anunciaram ações em busca da certificação do Selo. Dezenas de adolescentes e jovens Serranenses participaram da construção do plano para Serrano. O Nuca é o núcleo de Cidadania de Adolescentes, espaço de participação de adolescentes da comunidade na construção e execução das estratégias pela certificação do Selo para o município. “Dialogamos durante os eixos temáticos, trocamos experiências, conhecimentos e conseguimos aprovar tudo que apresentamos, por exemplo, sobre o empoderamento de meninas, igualdade de gênero, criação do Grupo Juventude Feminina Serranense, investimentos no esporte, realização de palestras de sensibilização nas escolas, distribuição de material informativo com temas de interesse para os adolescentes, distribuição de absorventes para as meninas, estruturação do Conselho Tutelar entre outros”. Afirmou Matheus, participante do NUCA.
Durante a abertura do Fórum a prefeita Val Cunha falou dos investimentos que estão sendo realizados pela gestão municipal. “Hoje, Serrano do Maranhão está vivendo uma nova história, nós de fato da gestão estamos colando em pratica aquilo que é de fato o direito das crianças e adolescentes, fazendo valer o direito de estudar. Nossa gestão com compromisso está investindo na educação com a construção de uma nova escola com seis salas de aula para que possa receber alunos da creche. Faremos a entrega gratuita do fardamento escolar para todos os alunos da rede municipal de ensino, outro importante investimento é a construção da Escola de Arte e Cultura que garantirá oficinas de música, dança, balé, artes maciais, esporte para nossos adolescentes, ainda este ano estará em funcionamento o contraturno, aulas de reforço para todos os estudantes da rede municipal. A Plataforma Digital é outro grande investimento para nossos estudantes, eles poderão acessar por meio digital através dos aparelhos celulares, tabletes ou tv os conteúdos estudados em sala de aula para reforço, tirar dúvidas e revisão das matérias, o mesmo conteúdo estudado em sala de aula”. A prefeita anunciou ainda que a gestão municipal irá disponibilizar para todos os alunos internet gratuitamente para acesso a Plataforma Digital. A casa da juventude hoje é uma realidade no município com cursos profissionalizantes como cursos de floricultura, e com inscrições para o curso de informativa que iniciara nas próximas semanas. Além disso a Casa da Juventude já oferece alguns cursos de nível superior”. Declarou
Serrano é um dos 2.023 municípios que aderiram à edição 2021 -2024. Para garantir a participação popular no evento, a comissão intersetorial do Selo UNICEF atendeu os protocolos de segurança para prevenção à covid-19, distribuição de máscaras de proteção facial logo na entrada, higienização das mãos com álcool gel, distanciamento social e aferida a temperatura de todos os participantes ao adentrarem o local.