Logo
  • A Secretaria de Assistência Social e Cidadania realiza Homenagens ao Dia Internacional da Mulher

    Postado Por: Cláudio Mendes 
    Data da Publicação: 09 de março de 2019.
    Fonte: Redação com Informações do Site da Prefeitura de Cururupu
    Foto Divulgação Facebook da Prefeitura de Cururupu
    A Secretaria Municipal de Assistência Social e Cidadania realizou um delicioso café da manhã com roda de conversa e palestra em homenagem ao Dia Internacional da Mulher na manhã da sexta-feira (8), no prédio da Secretaria Municipal da Assistência Social e Cidadania, voltada as mulheres. 
    O evento foi realizado com a presença da prefeita professora Rosinha, da secretária de Assistência Social, Katma Águia, da coordenadora municipal de políticas para as mulheres, Naura Celia Pires, e demais equipes do Cras, Creas, Serviço de Convivência (SCVF), e várias convidadas. 
    Foto Divulgação Facebook da Prefeitura de Cururupu
    Com seu jeito carismático e agregador Katma Aguiar, realiza evento voltado para as mulheres e defende todos os direitos das mulheres, principalmente pela vivência prática como professora, articuladora social, vereadora e agora gestora de assistencial social e cidadania. 
    A coordenadora de políticas para as mulheres, Naura Pires, e a secretária Katma Aguiar acolheram as participantes abordando a importância da participação das mulheres cada vez mais organizada por uma sociedade mais justa, o empoderamento feminino e a união de todas no combate ao feminicídio. 
    Além da participação especial da prefeita Profª. Rosinha, que deu um emocionante depoimento ao público presente, fazendo memoria e relembrando a luta de grandes nomes na busca por direitos iguais, pelo fim da violência contra a mulher, e ressaltando a força e a determinação que cada mulher carrega no seu dia a dia. o papel da mulher na sociedade, a importância da independência profissional e o empoderamento feminino. Em seguida a prefeita fez uma homenagem a todas as mulheres por meio da rádio local.
    Durante o café da manhã, várias participantes deram depoimentos, relataram abusos e superações. A Secretaria Municipal de Assistência Social e Cidadania, inicia uma série de atividades, visitas e acompanhamentos à população feminina que será intensificada até o fim do mês de março em todo o município.
    O DIA 8 DE MARÇO.

    Dia 8 de março é considerado pelas Nações Unidas, desde 1975, como o Dia Internacional da Mulher, pois nesta data as operárias têxteis de uma fábrica em Nova Iorque, entraram em greve ocupando a indústria reivindicando a redução da jornada de trabalho que era de 16 horas diárias para 10 horas.
    Essas mulheres, que recebiam menos de um terço dos salários dos homens, foram fechadas na fábrica e queimadas vivas. A ação matou mais de 130 mulheres que lutavam pelos seus direitos. A partir daí o dia foi considerado uma data de reflexão sobre a mulher e suas conquistas sociais.
    Em 7 de agosto de 2006, foi sancionada no Brasil a Lei n. 11.340. Que passou a ser chamada Lei Maria da Penha, em homenagem à mulher cujo marido tentou matá-la duas vezes, e que desde então se dedica à causa do combate à violência contra as mulheres.
    Essa lei estabelece que todo o caso de violência doméstica e intrafamiliar é crime, deve ser apurado através de inquérito policial e ser remetido ao Ministério Público. Esses crimes são julgados nos Juizados Especializados de Violência Doméstica contra a Mulher, criados a partir dessa legislação, ou, nas cidades em que ainda não existem, nas Varas Criminais.

    Fotos do Momento.




    0 Comentários

    Deixe o seu comentário!