Logo
  • Cururupu comemora o Dia Municipal do Regueiro.

    Publicidade Victor Farma e Auto Posto Piedade

    A Secretaria Municipal de Cultura de Cururupu realizou no último domingo (12), uma programação específica em comemoração ao Dia Municipal de Regueiro, que é constituído pela Lei Municipal nº 195 de 7 de novembro de 2005, e sancionada pelo ex-prefeito José Francisco Pestana.

    ÓTICA PROVISA CURURUPU - Rua Getúlio Vargas Nº 03 Centro Fone: 984966011

    AGENDE A SUA CONSULTA NA ÓTICA PROVISA CURURUPU - Rua Getúlio Vargas Nº 03 Centro Fone: 984966011

    O prefeito Aldo Lopes e seu vice Gustavo Pestana, dentre outras autoridades como secretários e vereadores marcaram presença ao evento, que foi movido a muita musica reggae. O secretário de Cultura Delvando Diniz considerou o evento muito bom, e que fortaleceu o movimento reggae através da parceria com a prefeitura e valorizou os precursores do segmento reggae em Cururupu.

    A Lei Municipal nº 195, afirma que todo segundo domingo do mês de setembro será comemorado o Dia Municipal do Regueiro, com uma programação recreativa aos regueiros da cidade.

    E para comemorar esse dia importante para os regueiros e para a cultura de Cururupu, a Secretaria Municipal de Cultura em parceira com o Movimento Reggae Organizado escolheram a Praça Dô Carvalho, para ser o pedaço da Jamaica em Cururupu, onde se concentraram todas as apresentações como Grupo de Capoeira, Dança Afro e muito reggae com diversas radiolas e grandes colecionadores de reggae comandando as suas respectivas companhias como a: Lion Discos, Impact Discos, Disk Sound e Reggae Evolution, e participações especiais.

    Durante a apresentação do Programa Comando Geral do último domingo (12), na rádio Alvorada FM, o historiador, pesquisador e ativista, Jeisel Carvalho, carinhosamente chamado de Pires Neto. Que já faz pesquisas na área de mulher na política em Cururupu, que foi sua monografia no curso Darcy Ribeiro da UEMA. E atualmente concluiu, pesquisa sobre o reggae em Cururupu.

    “O reggae em Cururupu conquistou seu espaço e é cheio de histórias e a cada dia cresce e envolve mais as pessoas, isso dentro do contexto social, econômico e cultural”. Afirma Jeisel Carvalho.

    O representante do movimento Reggae, Doriedson Sailor, enfatizou que a prefeitura promoveu um evento que valoriza o regueiro e principalmente as pessoas que se colocaram como precursoras do movimento na cidade e parabenizou a secretaria de cultura pelo evento.

    “A secretaria de cultura está de parabéns pelo trabalho no dia do regueiro, valorizando a musica reggae, e acima de tudo entregaremos os certificados as pessoas que fazem e fizeram o movimento reggae em nossa cidade”. Concluiu Doriedson Sailor.

    O evento em comemoração ao Dia Municipal do Regueiro contou com a participação de várias autoridades políticas, populares e os regueiros foram certificados, uma forma de reconhecimentos pelos feitos dentro do movimento reggae em Cururupu.

    O ritmo Reggae nasceu na Jamaica no final da década de 60, e chegou ao maranhão por volta de 1971. Depois, ele foi apropriado pelos maranhenses e evoluiu de maneira diferente do país de origem.

    Várias homenagens simbólicas como forma de reconhecimento aos que fazem parte do movimento em Cururupu.

    ET Engenharia e Consultoria do Engenheiro Eridelson Moura Tavares.  Rodovia Governador Antônio Dino, 77, Bairro Areia Branca, Cururupu (MA). ZAP: (98) 984236830 - CREA MA 1119681944



    0 Comentários

    Deixe o seu comentário!